00:00
21° | Nublado

Deputados derrubam veto e receptadores de carga roubada serão punidos em SC

Polícia Civil em ação para inibir receptação de carga roubada (Foto: Divulgação)

Publicado em 14/12/2017

Foi por unanimidade que os deputados estaduais derrubaram o veto do governador Raimundo Colombo ao projeto que prevê punição a receptadores de carga roubada. A votação foi na tarde desta quarta-feira (13), durante a sessão na Assembleia Legislativa. O projeto é de autoria do deputado estadual Patrício Destro do PSB.

Com a derrubada do veto, a lei deverá ser regulamentada pelo poder executivo que definirá quem ficará responsável pela fiscalização. A partir de agora o comerciante que for flagrado vendendo produto roubado ou contrabandeado será punido com a perda da inscrição estadual e ficará cinco anos sem poder solicitar um novo documento, ou seja, impedido de atuar no mesmo ramo.

“Se punirmos quem alicia o bandido para ter acesso a produtos com preços mais baixos, consequentemente evitamos o número alarmante de assaltos a caminhoneiros. Até a metade desse ano era praticamente um crime a cada dois dias aqui em no estado”, afirmou Destro.

Em Santa Catarina é registrado, em média, um furto ou roubo de carga a cada dois dias segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Em 2016 foram 258 casos e nesse ano, até o início de julho, 129. Entre 2008 e 2017, um crescimento de 274%. E isso reflete em toda a cadeia produtiva. “Uma rede de pessoas e trabalhadores sofrem as consequências desse crime, por isso entendemos que o receptador deve ser punido e não pode retomar seus negócios pelo prazo de cinco anos” concluiu Patrício Destro.

Destro está entre os líderes na apresentação de projetos de lei na Alesc, nesta legislatura, a primeira do parlamentar como deputado estadual, já foram quase 80 propostas.

 

 

Da Redação