00:00
21° | Nublado

Comcap vai reaproveitar fantasias descartadas na Passarela Nego Quirido

(Foto: Divulgação)

Publicado em 28/02/2017

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) mantém os serviços de coleta de resíduos sólidos e zeladoria urbana neste Carnaval de Florianópolis com cerca de 500 pessoas mobilizadas, entre 100 auxiliares operacionais e 400 garis e motoristas.

Este ano, aponta o presidente da Comcap, Carlão Martins, há pelo menos três novidades na Operação Carnaval: Os empregados receberam adereços feitos no Museu do Lixo com materiais reaproveitados.O Departamento de Valorização de Resíduos pela primeira vez faz triagem das fantasias descartadas na dispersão da Passarela Nego Quirido. De acordo com o gerente Erick Martins, no desfile de sábado, o material foi depositado em caixa especial, separado pela equipe de sustentabilidade ambiental e vai ser reaproveitado na companhia ou doado para blocos ou escolas de interesse social.

Do total recolhido, a equipe do Museu do Lixo da Comcap selecionou materiais e acessórios mais nobres como penas e plumas, também mais leves, de modo que ficou para ser reaproveitado em torno de um quarto do volume. Os materiais usados nas fantasias pelas escolas de samba costumam ter baixa qualidade para a reciclagem, explica Erick Martins, porque até o metal das armações é muito misturado a esponjas e colas, dificultando a reciclagem.

De modo que, de tudo que foi recolhido, 260 quilos foram de rejeitos e tiveram de ser encaminhados ao aterro sanitário. Nesta terça, no Desfile das Campeãs, será feito o mesmo procedimento e, segundo ele, deve aumentar o volume de fantasias recolhidas. 

A instalação de 20 contentores de grande volume que operam como pontos de entrega voluntária (PEVs) para vidro e outras embalagens (plástico, metal e papel). De acordo com o gerente da Coleta Seletiva, Paulo Pinho, os contentores tem capacidade para uma tonelada cada e apenas um terço está sendo usada ainda. "É uma questão de hábito levar as embalagens até os PEVs, mas já recolhemos 1,2 mil quilos nestes dias de Carnaval", informa Pinho. Mil quilos de vidro e 200 quilos de outras embalagens (papelão, plástico e latinhas) que têm maior volume, mas pesam menos.

De acordo com o gerente do Departamento de Coleta, Ulisses Bianchini, foram retiradas 3,5 toneladas de resíduos do baile de Carnaval do Centro. Resíduo que é varrido das ruas e ensacado pelos auxiliares operacionais da Comcap e segue para o aterro sanitário. Só as embalagens que os foliões colocam nos pontos de entrega voluntária (PEVs) instalados pela Comcap no Centro é que seguem para reciclagem. Com menção a Adriano Marques Marcio R. Da Silva Roberto Santos Ventura Michele Rodrigues Luciana Camargo Alcebiades Pinheiro Ulisses Bianchini

Entre o sábado e o domingo, dias mais intensos da programação de Carnaval, a Comcap faz a zeladoria das festas com 140 pessoas. Aqui o registro do serviço nesta madrugada feito pelo diretor de Operações, Ricardo Leal, gerentes e auxiliares operacionais que, sem largar a vassoura, dão jeito de registrar momentos da folia dem Florianópolis.

Todas as noites têm festa de Carnaval e todos os dias a cidade amanhece limpa. De domingo para segunda, as equipes de auxiliares operacionais da companhia limparam a Passarela Nego Quirido, pista, camarotes, arquibancadas e arredores. Antes das 4h, deixaram as ruas do Centro limpas e até às 10h desta segunda, tudo em dia nos balneários do Sul (Armação, Tapera e Campeche), Leste (Lagoa, Sambaqui e Santo Antônio) e Norte (Canasvieiras e Santinho) da Ilha de Santa Catarina.

Não bastassem as festas de Carnaval, nessa segunda, seguem fortes serviços de rotina como a remoção de resíduos volumosos, limpeza de orla, coleta convencional e seletiva. Aqui, o registro do trabalho capturado e compartilhado por Adriano Marques Michele Rodrigues Ricardo Nunes Jalmir Pascoal Nunes João Joao Paulo Chagas Vigano Alcebiades Pinheiro e José Carlos.

 

Da Redação