Comcap conclui Operação de Verão
Neste sábado, a Comcap conclui a Operação Verão 2017, de modo que a coleta de resíduos sólidos volta a ser alternada nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina, onde fora feita diariamente durante o verão. Nesta temporada, a produção de resíduos no mês de janeiro aumentou 1,6% em relação ao período anterior. Na comparação com agosto, mês de menor produção na cidade, o aumento chega a 52%. Mas em relação ao verão passado, somando a produção nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, houve queda na produção de resíduos em Florianópolis de 4,29%.
“Com todas as dificuldades, a Comcap fez uma operação eficiente, graças ao desempenho de superação dos empregados”, resume o diretor de Operações, Ricardo Leal. Tanto na coleta de resíduos domiciliares quanto na limpeza diária da orla e dos balneários.
Produção constante
Este ano, informa o gerente do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos, Ulisses Bianchini, talvez pelo fato do Carnaval ter sido mais tarde, no final de fevereiro, e pelo Natal e Ano Novo coincidirem com o domingo, não houve uma produção em pico, mas constante. “O Verão 2017 foi longo para a coleta, desde o Natal, a produção diária de resíduos cresceu e se manteve constante até agora no Carnaval”, aponta.
Ainda assim, observa o assessor técnico Wilson Cancian Lopes, a produção de resíduos no pico da temporada, entre o Natal e o dia 11 de janeiro, praticamente dobrou na Capital nos últimos 15 anos. Em 2002, quando começa a série histórica, a Comcap coletou 7 mil toneladas de resíduos nesse período. Entre o último Natal e o dia 11 de janeiro, essa quantidade passou para 13,2 mil toneladas.
Controle e gestão
Neste Verão, acrescenta o assessor, a Comcap passou a operar com o Siscore, um sistema de controle de resíduos desenvolvido pela Viageo para a Prefeitura de Florianópolis/Comcap, que permite controlar todos os tipos de resíduos gerados na cidade com verificação de origem e destino. Em paralelo, a Comcap contratou sistema de rastreamento de frota da RasSystem que, além dos posicionamento do veículo em tempo real, permite a gestão dos roteiros realizados, propiciando melhor atendimento ao cidadão.
“Hoje a Comcap consegue precisar o horário em que o caminhão de coleta passou em determinado domicílio e quanto demorou para fazer a coleta”, assegura, sobre o monitoramento de todo circuito e itinerário da frota. O sistema ainda está em implantação e, no futuro, deverá abranger também os serviços de zeladoria urbana, remoção e descarte irregular.
Da Redação