Colchão e travesseiro inadequados causam dores nas costas e nos ombros
Você já parou para pensar quanto tempo da nossa vida passamos dormindo? O IBGE fez um estudo e constatou que uma pessoa de 71 anos deve ter dormido, em média, 23 anos, 9 meses e 7 dias. Ou seja, mais do que um terço da nossa vida passamos na cama! Será que esse tempo está sendo aproveitado da melhor maneira?
Dormir por oito horas não é o suficiente para ficar bem descansado. Mais do que isso, é fundamental utilizar o colchão adequado às suas necessidades, pois ele impede o surgimento de desconfortos, como dores nas costas e nos ombros, que diminuem significativamente a disposição para desempenhar as atividades do dia a dia.
Pensando nisso, separamos alguns aspectos a serem considerados na hora de escolher o seu colchão. Confira!
Os colchões têm prazo de validade
Estima-se que, se bem conservado, um colchão feito de espuma pode durar até oito anos, enquanto o de mola pode durar até 15 anos. Após esse período, eles são considerados inadequados, já que a estrutura desgastada não suportará mais o peso e o formato do corpo corretamente.
A importância da densidade ideal
O melhor colchão é aquele que se adequa ao seu corpo em qualquer posição que você esteja. Sendo assim, um colchão macio ou duro demais pode impactar na sustentação do seu peso. Por isso, é necessário conferir a densidade ideal para você. A densidade se refere à quantidade de matéria-prima utilizada na sua produção. Ou seja, quanto maior a densidade, maior a sustentação.
Veja abaixo a relação de Densidade (D) - Peso:
D28 - até 80 kg
D33 - até 100 kg
D60 - até 140 kg
D90 - mais de 200 kg
*Observação: ao adquirir o colchão para casal, considere a densidade de acordo com quem tem o maior peso.
Travesseiro
Assim como o colchão, o travesseiro também precisa estar alinhado com o formato da sua cabeça para garantir que ela não fique muito alta, pois isso pode causar dores no pescoço e nos ombros. Portanto, na hora de utilizar o travesseiro, é necessário verificar se o seu pescoço está corretamente alinhado com a coluna.
Com esses cuidados, é possível garantir uma noite de sono mais saudável e impedir o surgimento das dores musculares que tanto interferem no nosso dia a dia