00:00
21° | Nublado

Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos é inaugurado com presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

'O modelo criado em Santa Catarina é exemplo de parceria entre o público e o privado', disse Kassab (Foto: Divulgação)

Publicado em 10/06/2016

Localizado no Sapiens Parque, em Florianópolis, foi inaugurado nesta sexta-feira, 10, o Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos (CIEnP). A solenidade contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab. “O modelo criado em Santa Catarina é exemplo de parceria entre o público e o privado, unindo os governos municipais, Estadual e Federal. É o caminho perfeito para aprofundarmos a autonomia deste e de outros setores que hoje dependem muito de outros países”, frisou.

O CIEnP foi financiado pelo Governo Federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), MCTIC e Ministério da Saúde, com contrapartida do Governo do Estado, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O prédio conta com área de 5.300 metros quadrados e é a primeira instituição do país a realizar ensaios pré-clínicos que atende às exigências das organizações reguladoras internacionais. Conta com 34 laboratórios de pesquisa para realizar estudos de eficácia e segurança de produtos farmacêuticos.

Para o secretário da SDS, Carlos Chiodini, que na ocasião representou o governador Raimundo Colombo, a convivência harmônica entre o poder público, instituições de ensino e o setor produtivo é fundamental para o sucesso de iniciativas ligadas à inovação. “Inovar é produzir mais com menos custo e não tendo gastos, e sim, investimentos. O Governo de Santa Catarina tem apostado na inovação como diferencial e esta ação não deve se concentrar apenas na Capital. Por isso, estamos criando os Centros de Inovação em 13 cidades catarinenses, consolidando a cultura inovadora e o empreendedorismo em todas as regiões”, salientou.

O ecossistema de inovação também foi citado pelo presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, lembrando que o repasse de verbas para o setor ainda é baixo. “Ainda hoje temos que buscar recursos de que tanto precisamos. Nós pedimos apenas 1%, enquanto outros segmentos têm que multiplicar isso por até dez ou mais vezes. Se não aplicar o 1% aqui, certamente o Governo Federal terá que continuar investindo 20%, 30% no controles dos sistemas de presídios”, exemplificou Gargioni, que também preside o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Estiveram presentes também na cerimônia o professor João Batista Calixto, responsável pela implantação do CIEnP; o presidente do Sapiens Parque, Saulo Vieira; o diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC e ex-reitor da UFSC, Alvaro Prata; o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancelier; o presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Salésio Herdt; entre demais autoridades.

Da redação