00:00
21° | Nublado

Casos da Covid-19: plataforma de rastreamento em Florianópolis recebeu mais de 2 milhões de check-ins

Foto: Cristiano Andujar/PMF

Publicado em 27/08/2020

Importante ferramenta de rastreio de possíveis casos de contaminação por Coronavírus no transporte coletivo e outros estabelecimentos, a Smart Tracking, plataforma digital desenvolvida pela Smart Tour contabilizou até essa quarta-feira, 26/08, em Florianópolis, 2.136.758 check-ins realizados por QR Code. Esse total é um acumulado desde o dia 10 de junho, quando a plataforma começou a ser utilizada, porém, para fins de efetividade do rastreio, são considerados somente os dados obtidos por meio dos check-ins feitos nos últimos 60 dias.

A administração municipal orienta a população a efetuar o check-in sempre que entrar nos estabelecimentos e a cada viagem feita no transporte coletivo. Conforme o número de check-ins crescem no banco de dados, aumenta também, a capacidade de rastreabilidade em massa de possíveis contaminações.

A lógica é simples: caso os identificados positivos tenham feito o check-in toda vez que utilizaram o transporte coletivo ou nos estabelecimentos comerciais em que estiveram presente, quando ainda estavam assintomáticos, todas as pessoas que estiveram nesses mesmos locais e que também tenham feito o registro na plataforma durante os durante os 15 dias anteriores aos sintomas dos contaminados, por exemplo, poderão ser alertadas sobre o possível contágio e mais informações das autoridades de saúde.

Como gerar o cartaz com QR Code

Para registrar o check-in dos clientes na plataforma, as empresas e outros estabelecimentos devem gerar um QR Code na plataforma online. Não são aceitos dados obtidos por outros QR Codes ligados à outros sistemas, que não seja o da Smart Tour, a empresa que gerencia o sistema em parceria com a Prefeitura de Florianópolis.

Para gerar o QR Code de Rastreamento de Contatos Smart Tracking para o estabelecimento comercial, basta acessar o link https://smarttourbrasil.com.br/smart-tracking-qrcode e preencher o cadastro com os dados solicitados. Em seguida, já é possível fazer o download do QR Code gerado. A imagem deve ser impressa colorida. Após isso, o cartaz deve ser fixado na entrada do estabelecimento.

Como realizar o check-in

A administração municipal orienta que a população faça o check in em todas as vezes que entrar no ônibus, em uma loja, academia, ou qualquer outro local que tenha o QR Code. Um breve cadastro é necessário apenas na primeira vez que o registro for feito. Caso prefira, o usuário pode realizar esse cadastro antes mesmo de efetuar um check in. Basta acessar o site www.covidometrofloripa.com.br e clicar na aba “RASTREAMENTO QR CODE”. Feito isso, basta apontar a câmera no QR Code sempre que o usuário entrar em qualquer local.

A plataforma foi desenvolvida pela Smart Tour, startup brasileira sediada em Florianópolis. Todos os procedimentos estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, Europa, USA e Califórnia, que é atualmente a mais rígida do mundo. Isso significa que a plataforma não invade a privacidade do usuário e nem expõe seus dados ou dos estabelecimentos cadastrados. Todas as informações são criptografadas e mantidas em completo anonimato durante todo o processo, chegando sob forma de IDs (números) até as autoridades de saúde, tornando praticamente impossível identificar o usuário.

Da redação