Virada no tempo: calor dá lugar a temporais em SC

O calor dos próximos dias dará lugar a instabilidades em Santa Catarina. Uma frente fria está prestes a alcançar o estado, com previsão de chegada nesta sexta-feira (9), e deve provocar condições severas de tempo principalmente no Oeste catarinense e nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Antes da mudança mais intensa, algumas regiões já começam a sentir os primeiros sinais. Nesta quarta-feira (7), podem ocorrer pancadas isoladas de chuva com raios no Oeste, resultado de instabilidades atmosféricas mais leves.
O sistema que avança na sexta será reforçado por um corredor de umidade vindo da região amazônica, o que pode intensificar os efeitos da frente fria. A combinação desses fatores traz risco de granizo, rajadas de vento fortes e pontos de alagamento entre o período da tarde e da noite.
Enquanto o frio não chega, o clima segue típico de outono: manhãs amenas, com mínimas entre 10°C e 20°C, e tardes mais quentes. Na quinta-feira (8), os termômetros podem alcançar os 30°C em cidades do Oeste e do Litoral.
No sábado (10), os efeitos do sistema devem se estender para outras áreas de Santa Catarina. Há possibilidade de tempestades com intensidade moderada, capazes de causar destelhamentos e queda de árvores.
Até lá, o tempo permanece estável nas demais regiões, com presença de nevoeiros nas primeiras horas do dia e sol entre nuvens ao longo da quinta-feira. Na sexta, com o avanço da frente fria, o cenário muda e o risco aumenta, principalmente no Grande Oeste. Os principais alertas incluem:
Chuvas intensas concentradas no final da tarde e noite de sexta;
Riscos de granizo e ventos fortes;
Potencial elevado para danos à rede elétrica e alagamentos.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os boletins meteorológicos e manter atenção redobrada, especialmente nas áreas mais suscetíveis do estado, como o Oeste e as regiões próximas ao Rio Grande do Sul.
Nota da Marinha:
A Marinha do Brasil participa que a passagem de uma frente fria poderá afetar a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), com ventos de direção Noroeste a Sudoeste e intensidade de até 75 km/h (40 nós), entre as manhãs dos dias 9 e 10 de maio.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
