Atividade econômica de SC ganha força
 
		
		
		
		Santa Catarina se destaca no cenário econômico brasileiro ao registrar crescimento de 6,1% em sua atividade econômica nos cinco primeiros meses de 2025, conforme dados divulgados na quarta-feira (23) pelo Banco Central. O índice supera em quase o dobro a média nacional, que foi de 3,4% no mesmo período, consolidando o estado como um dos mais pujantes e competitivos do país.
O desempenho catarinense posiciona o estado como o segundo maior crescimento entre as unidades federativas, ficando atrás apenas do Paraná, que registrou alta de 6,9%. Goiás aparece em terceiro lugar, com 6%. Outros estados como Pará (5,6%), Bahia (4,3%) e Minas Gerais (3%) também tiveram resultados expressivos. Em termos regionais, o Centro-Oeste lidera com 8,1%, seguido pelo Sul, região de Santa Catarina, que alcançou 4,4%.
Segundo o governador Jorginho Mello, esse avanço reflete a força da economia local e o comprometimento da população. “O crescimento vem da força da nossa indústria, do turismo, do agronegócio e, acima de tudo, do trabalho dedicado do catarinense. Estamos também batendo recordes na abertura de novas empresas, o que gera mais emprego e oportunidades. Só pelo Sine, são mais de 9 mil vagas disponíveis atualmente”, ressalta.
Setores industriais, comerciais e de serviços impulsionam resultados positivos
O crescimento da atividade econômica do estado foi sustentado por diversos setores. A indústria registrou aumento de 4,8% entre janeiro e maio, superando em muito a média nacional, que foi de 1,8%. O comércio varejista também apresentou um bom desempenho, crescendo 7%, enquanto a média do país ficou em 2,2%.
A prestação de serviços teve alta de 5% no período, quase o dobro da média brasileira, que foi 2,5%. O turismo, setor de grande relevância para Santa Catarina, cresceu 11,1%, quase o dobro do avanço registrado em nível nacional, de 6%.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destaca a solidez e a capacidade de inovação da economia catarinense, mesmo diante dos desafios nacionais e internacionais. “Estamos produzindo mais com qualidade e competitividade, conquistando mercados globais e mantendo Santa Catarina como referência no país e no mundo”, afirma.
O Banco Central utiliza o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) como indicador prévio do Produto Interno Bruto (PIB), reforçando a confiabilidade dos dados que colocam Santa Catarina em evidência no contexto econômico brasileiro neste início de 2025.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
 
	
	
	
	
	
Outros posts Ver todos
 
	
	
	
	
	
 
		 21° | Nublado
 21° | Nublado

