8 dicas para melhorar seu negócio em 2017
O Brasil está passando por um momento econômico delicado, mas isso não significa que tudo está perdido. Segundo Lucas Saad, diretor de consultoria, existem algumas formas de reduzir os riscos e ajudar a sua empresa a se destacar no mercado. Pensando nessa difícil tarefa, o especialista listou 8 dicas para quem já tem ou pretender abrir um negócio:
1. Compreenda bem seu mercado: analisando seu mercado de atuação e observando as tendências relacionadas ao seu setor, você pode descobrir novas oportunidades que o ajudarão a preparar seu negócio não só para o curto prazo, mas também para o longo prazo;
2. Conheça bem seus públicos: ao conhecer seus diversos públicos e seus hábitos de consumo, comportamentos, crenças e valores, você poderá traçar estratégias mais assertivas e personalizadas para oferecer produtos e serviços relevantes para eles;
3. Analise seus pontos fortes e fracos: tendo de forma clara seus pontos fortes e fracos e cruzando isso com as informações sobre seu mercado e público, você estruturará melhor suas decisões e chegará a resultados mais eficientes;
4. Se posicione: saiba qual é seu principal diferencial, aquilo que fará com que as pessoas comprem de você e não de seus concorrentes;
5. Tenha um propósito claro e relevante: praticamente 9 entre 10 brasileiros preferem comprar de marcas que tenham impacto social — e estão dispostos a pagar até 10% a mais por isso;
6. Alinhe sua comunicação: a consistência de uma mensagem clara e fundamentada em todos os pontos de contato com o cliente ajudará a ter mais sucesso na comunicação, colaborando para o sucesso da marca;
7. Estabeleça um diálogo com seu público: as pessoas cada vez mais fazem parte da construção de uma marca — elas gostam de interagir, opinar e participar de seu dia a dia;
8. Foque na experiência: uma experiência coerente chega a constituir cerca de 48% do índice de fixação de uma marca;
O mercado está em constante mudança, por isso é tão importante estar atento. “Vivemos um período econômico delicado, mas se estivermos atentos as mudanças do mercado e buscarmos sempre melhorar e adaptar com agilidade nossos produtos e serviços, conseguiremos enfrentar a crise com um pouco mais de tranquilidade”, completa o especialista.
Da Redação