00:00
21° | Nublado

Sua casa está pronta para o inverno?

Foto: reprodução

Publicado em 12/05/2016

Dependo da região do país, o inverno brasileiro pode ser realmente muito severo, baixando as consideravelmente temperaturas e exigindo uma intensa preparação para enfrentar os desconfortos causados pelo frio em excesso.

No entanto, caso alguns cuidados sejam ignorados, a nossa própria casa, o local mais aconchegante durante o inverno, pode se tornar um cenário repleto de riscos invisíveis para a saúde de todos. Confira algumas medidas para evitar os males que podem estar escondidos até mesmo na hora de dormir.

 

Ventilação

Apesar do ar frio, que por muitas é acompanhando de vento gelado, é preciso deixar as janelas e portas abertas para promover a ventilação do ambiente, mesmo que por períodos curtos. Quanto mais abafado e fechado o local, maiores as chances do acúmulo de poeira e também da proliferação de vírus e bactérias transmissíveis pelo ar. Se possível, deixe as janelas abertas durante o dia e à noite evite fechar totalmente vidros e cortinas, deixando alguma abertura para a renovação constante do ar.

Climatização

Se sua residência ainda não conta com sistema de climatização, existem no mercado linhas modernas de aparelhos que controlam a temperatura tanto no inverno quanto no verão. Caso já possua um ar-condicionado ou aquecedor instalado na casa, é hora de verificar a limpeza dos filtros retentores de poeira e bactérias, e evitar a propagação dessas partículas que são responsáveis por alergias e doenças respiratórias.

Roupa de cama

Os lençóis, fronhas, mantas, cobertores e edredons que não são utilizados há muito tempo devem ser lavados antes de voltar a forrar as camas. A roupa de cama também pode ser o local propício para acúmulo de pó, e agravar quadros de irritações e doenças respiratórias, como a renite.

Agasalhos

As peças de vestuário mais pesadas para enfrentar o frio também devem ser lavadas antes do uso. Ao permanecerem muito tempo no guarda-roupa, elas podem acumular partículas de poeira que servem de fonte de alimento para os ácaros, um dos micro-organismos mais nocivos à saúde, principalmente de pessoas alérgicas.

Hidratação

Mesmo sem sentir muita sede e transpirar, como é muito comum no calor, o corpo humano ainda precisa manter seus bons níveis de hidratação durante todas as estações do ano, e mesmo com as baixas temperaturas. Por isso, não deixe de ingerir dois litros de água por dia, e aproveite o clima de inverno para aumentar o consumo de chás naturais, caldos e sopas.

Limpeza e higiene

A rotina de limpeza da casa deve ser ainda mais cuidadosa, já que durante o inverno a tendência é manter a residência mais fechada e utilizar tecidos mais pesados, capazes de reter maior quantidade de poeira. Não deixe de aspirar os tapetes, carpetes, tecidos dos sofás e de lavar as cortinas.

Outro hábito que deve ser redobrado durante os dias mais frios é a higienização das mãos, principalmente depois de votar do trabalho, escola ou outras atividades externas. No inverno, a transmissão de gripes e outras doenças se intensificam principalmente por contato com superfícies contaminadas, como corrimãos, alças, maçanetas, entre outros.