Um viva a Cabernet Sauvignon
Data homenageia a uva mais plantada do mundo

No dia 29 de agosto de 2010, o marketeiro Rick Bakas, morador da Califórnia, Estados Unidos, decidiu fazer uma campanha nas redes oficiais pedindo para que nessa data fosse criado o Dia da Cabernet Sauvignon. O apelo fez bastante sucesso que o pedido acabou se tornando realidade, sendo que a data é comemorada mundialmente, não apenas nos Estados Unidos. A ideia de Bakas era fazer uma homenagem à uva mais plantada do mundo e, também, impulsionar as vendas.
Além disso, a Cabernet Sauvignon ficou ainda mais conhecida quando foi plantada na Califórnia, tanto que em 1976, derrotou os melhores vinhos no Julgamento de Paris, em um teste às cegas. A casta é um cruzamento de Cabernet Franc com Sauvignon Blanc, e surgiu no século XVII, no sudoeste da França. “Ela é considerada a rainha das uvas tintas, além de ser uma casta que se adapta em diferentes terrenos e climas, e relativamente fácil de ser cultivada”, explica o enólogo Ricardo Henriques.
O casco da uva costuma ter a pele grossa, e isso faz com que ele fique protegido de variações climáticas e seja capaz de aguentar decomposições ou até mesmo geadas. Apesar de ser uma uva cultivada em diferentes regiões ao redor do mundo, as características dos vinhos produzidos com a Cabernet Sauvignon podem variar de acordo com a região em que ela é cultivada, por conta do terroir, termo francês utilizado para definir as características de uma determinada região como o clima, qualidade da terra e fauna.
“Se a uva for cultivada em um local mais quente, o resultado são vinhos mais concentrados e com taninos mais macios. Se for uma região mais fria, o vinho acaba tendo corpo menos robusto e com aroma de frutas vermelhas”, declara Ricardo Henriques.
O vinho Cabernet Sauvignon possui aroma delicado, com nuances de azeitona preta, pimentão e especiarias. É um vinho robusto com bons taninos e boa presença de acidez. Na hora de harmonizar com um prato, ele combina com carnes vermelhas pouco condimentadas e churrasco. O Cabernet Sauvignon também pode ser utilizado na produção de drinks. Para quem quer comemorar a data de uma forma diferenciada, Ricardo explica como preparar um drink que leva o vinho na composição, confira:
Limonada com Cabernet Sauvignon
Ingredientes:
- Soda
- 25ml de Vinho Cabernet Sauvignon
- Gelo
- 1 colher de sopa de Suco de Limão
- 2 colheres de chá de açúcar
Modo de preparo: No copo, coloque o suco de limão, o açúcar, o gelo e misture. Na sequência, coloque a soda até completar o copo. Depois, adicione o vinho e misture levemente. Sirva e aproveite.
Fonte: Rio Sol
Da redação
Para mais notícias, clique AQUI
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Notícias relacionadas Ver todas
