A ciência comprova os benefícios da atividade física
Estudos indicam que a inatividade física aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer

Todo mundo já ouviu falar que a prática regular de atividade física é um “santo remédio” para a saúde. Essa frase não é somente um dito popular, mas uma orientação clara e precisa a respeito dos inúmeros benefícios da prática regular de atividade física para prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como doenças cardiovasculares, diabetes e vários tipos de cânceres. Os benefícios da prática de atividade física para a saúde e longevidade vêm ganhando visibilidade no Brasil e no mundo, em concordância com a pesquisa realizada pelo EY e Armatore Market + Science, que indica o aumento do número de centros de atividades físicas, no Brasil, passando de 19.266 estabelecimentos, em 2014, para 56.833, em 2024.
Segundo estudo realizado pela The Lancet Global Health, em 2024, aproximadamente metade dos países do mundo apresentaram melhora nas ações para promoção da prática de atividade física, nos últimos 10 anos, buscando atingir a meta global de redução do sedentarismo em 15% até 2030. A preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em conter o sedentarismo no mundo é decorrente dos mais de 1,8 bilhões de pessoas que não atingiram os níveis recomendados de atividade física na última década, aumentando a probabilidade de desenvolverem DCNTs.
Estima-se que mais de 60% dos adultos e 33% das crianças e adolescentes do continente americano não seguem as recomendações da OMS, que é a realização de 150 a 300 minutos de atividade aeróbia de intensidade moderada à vigorosa por semana, para adultos e, no mínimo, 60 minutos diários de atividade física para crianças e adolescentes. Para ampliar os benefícios adicionais à saúde, a organização recomenda, ainda, pelo menos, dois dias por semana de atividades de fortalecimento muscular de moderada à alta intensidade, o que garante a manutenção da massa muscular e óssea.
O desempenho das capacidades físicas e funcionais de pessoas que praticam atividade física é superior, se comparado a pessoas com estilo de vida sedentário. Vale ressaltar que, além dos benefícios para a saúde física, a prática regular de atividade física evita o declínio cognitivo e reduz os sintomas relacionados à depressão e ansiedade.
Na infância e adolescência, a atividade física proporciona ampliação da bagagem psicomotora, melhorando o desempenho das habilidades motoras e os aspectos socioafetivos. Para os adultos e idosos, a prática regular de atividade física promove a manutenção e melhora da saúde muscular e osteoarticular que, consequentemente, implica em uma maior independência na realização das atividades da vida diária e na redução no número de desequilíbrios, quedas, consumo de medicamentos e hospitalizações.
De acordo com um estudo publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine, se as pessoas menos ativas, realizassem 111 minutos extra de atividade física por dia, poderiam prolongar a vida em até 11 anos.
Em entrevista à CNN Brasil, em 2024, o diretor de Promoção da Saúde da OMS, o senhor Rüdiger Krech, afirmou que, para combater o sedentarismo se faz necessário “encontrar maneiras inovadoras de motivar as pessoas a serem mais ativas, considerando fatores como idade, ambiente e formação cultural. Ao tornar a atividade física acessível, acessível e agradável para todos, podemos reduzir significativamente o risco de doenças não transmissíveis e criar uma população mais saudável e produtiva”.
OMS reforça que os países devem implementar políticas públicas e iniciativas de instituições privadas para estimular a prática de atividade física da população, por meio de esportes, atividades recreativas, caminhada, uso de bicicleta, entre outras ações.
Diante das iniciativas de promover a prática regular de atividade física de amplitude global, em 2002, a OMS idealizou o Agita Mundo, ação inspirada no programa Agita São Paulo, criado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul. O Agita Mundo se tornou um evento permanente e, a partir de então, o dia 06 de abril passou a ser a data comemorativa do Dia Mundial da Atividade Física.
Com o exposto, você pode se perguntar qual é a melhor atividade física para abarcar todos esses benefícios e qual é o melhor momento para iniciar esta prática. Com toda certeza, a melhor atividade física é aquela que lhe proporciona prazer e o melhor momento para iniciar uma vida ativa é agora. Pratique atividade física e tenha uma vida mais saudável, independente e longeva.
Por Tatiana Calve, especialista em Atividade Física, Saúde e Longevidade.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
