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Solução para o trânsito no Norte da Ilha entra em pauta
Obra deve começar após a temporada de 2026 e levar um ano para ser concluída

Nova via terá 2,5 km e funcionará em sistema binário com a Estrada Dom João Becker. (Foto: PMF)

Publicado em 14/02/2025

Um novo projeto viário em Florianópolis busca aliviar o trânsito no Norte da Ilha, especialmente na região dos Ingleses. A futura Avenida Beira-Mar dos Ingleses está em fase de estudos e terá um custo estimado de R$ 25 milhões. O projeto foi desenvolvido pela empresa Prosul e doado à prefeitura pelo empresário Fernando Marcondes de Mattos. A previsão é que a obra seja concluída entre o final de 2026 e o início de 2027.

A estrada Dom João Becker, principal acesso ao bairro Santinho, enfrenta congestionamentos constantes, agravados pelo aumento de moradores e pela presença de turistas durante a alta temporada. Para o vendedor Luiz Santos, que reside nos Ingleses, o problema se tornou crítico: “Até na baixa temporada o trânsito está complicado. Na alta, o percurso do Santinho ao Centro pode levar até quatro horas”.

De acordo com o Censo de 2022 do IBGE, os bairros Ingleses e Rio Vermelho concentram aproximadamente 82 mil habitantes. Durante o verão, a população flutuante intensifica ainda mais os congestionamentos, dificultando a mobilidade para motoristas, ciclistas e pedestres. A analista de investimentos Isabela Bessa destaca a dificuldade: “O deslocamento de carro é demorado, mas usar bicicleta também é arriscado por conta da falta de estrutura adequada”.

Estrutura e funcionamento do novo sistema viário

A nova via será implantada em uma parte da faixa de areia, aproveitando o engordamento da praia realizado em 2023. O projeto prevê duas faixas de trânsito em sentido único e um espaço compartilhado para pedestres e ciclistas. Com isso, o bairro operará em sistema binário: a estrada Dom João Becker funcionará em sentido único em direção ao Santinho, enquanto a nova avenida permitirá o fluxo no sentido oposto. O trecho a ser modificado tem cerca de 2,5 quilômetros.

O empresário Fernando Marcondes de Mattos, responsável pela doação do projeto, ressaltou a urgência da intervenção: “Em condições normais, percorrer dois quilômetros pode levar uma hora. Na alta temporada, o tempo de deslocamento chega a três horas. Isso afeta moradores, turistas e o setor hoteleiro”.

Financiamento e cronograma da obra

O investimento para a construção da nova avenida terá como principal fonte uma emenda parlamentar da senadora catarinense Ivete da Silveira, que pretende destinar R$ 20 milhões até o próximo ano. A prefeitura, que trabalha no projeto há seis meses, avança agora na elaboração dos estudos necessários para obtenção das licenças ambientais junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Manutenção, Rafael Hahne, os processos de licenciamento e licitação deverão durar de oito meses a um ano. “Se tudo ocorrer conforme o planejado, a obra pode ter início logo após a temporada de 2026 e ser concluída em cerca de um ano”, explicou.

Questões ambientais

Especialistas apontam desafios ambientais a serem considerados. O engenheiro e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João Carlos de Souza, avalia que, apesar da viabilidade técnica, a construção de uma avenida na faixa de areia pode causar impactos significativos. “Mesmo com o engordamento da praia, essa intervenção é delicada. É necessário um estudo aprofundado para evitar danos ambientais irreversíveis”, alertou.

A moradora Célia Almeida também manifesta preocupação: “A nova avenida pode melhorar a mobilidade, mas temo que invada o espaço do mar. O mar sempre encontra um jeito de retomar o que é dele”.

Com o avanço do projeto, a expectativa é de que debates e estudos adicionais garantam soluções sustentáveis para a mobilidade no Norte da Ilha.

 

 

Da redação

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