Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 10/09

Educação em queda 1
Os números da educação em SC continuam caindo assustadoramente quando comparados aos de outras unidades da federação. O Ministério da Educação divulgou ontem que no Brasil o total de estudantes matriculados no ensino médio no modelo integral, aumentou 242% nas redes estaduais de 2016 a 2024, indo de 393 mil a 1,3 milhão. O levantamento considera como as matrículas naquele modelo aquelas quando os alunos permanecem em atividades presenciais por 35 horas ou mais, semanalmente. Nacionalmente, 22% do total estão cadastrados na modalidade.
Educação em queda 2
Estão com índices lá em cima, por exemplo, o Ceará (74%), Piauí (71%), Pernambuco (69%), Paraíba (63%) e Bahia (54%), enquanto as piores situações estão no Distrito Federal (2%), SC (3%), Roraima (4%) e Mato Grosso (5%). O que tanto humilha a posição de SC é que, depois de Rondônia, naquele período houve uma redução de 3,6% na oferta do modelo.
Arquitetura viva
Primeiro do gênero no Brasil, está projetado para construção em Balneário Camboriú o Auris Residenze, primeiro edifício-árvore do Brasil, que contará com sensores de CO₂ integrados ao sistema de renovação de ar em todas as áreas comuns, incluindo as garagens, ambientes tradicionalmente negligenciados em termos de ventilação e qualidade do ar. Para tal, terá certificações internacionais. Terá 26 apartamentos. com lançamento oficial para o final deste ano.
Jovens cientistas
Mais de 300 iniciativas científicas de jovens de 20 Estados participam até sexta-feira, em Joinville, no Ágora Tech Park, da etapa presencial em SC da 10ª edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC). Os trabalhos abrangem soluções que vão desde o uso de bioplásticos e materiais sustentáveis até propostas em inteligência artificial aplicada à saúde. Também passam por educação inclusiva, energias renováveis, monitoramento ambiental, combate a doenças e até jogos educativos e aplicativos voltados à cidadania.
Cidades inteligentes
Três projetos em SC - Cidade Pedra Branca, em Palhoça; Woa Sky, em São José; e VivaPark, em Porto Belo - incorporam o conceito de empreendimentos de uso misto, que unem moradia, trabalho, lazer e serviços em um só endereço, que vem ganhando força nas principais metrópoles do mundo e que cada vez mais encontra espaço no Brasil. O conceito também dialoga com a chamada “cidade de 15 minutos”, onde todos os serviços essenciais estão acessíveis em curtas distâncias, reduzindo deslocamentos e ampliando a qualidade de vida.
Cidades para pessoas
A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Empresarial de Florianópolis anunciaram ontem uma parceria para financiar um estudo internacional com consultoria, por seis meses, do escritório do renomado arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, para repensar o Centro da Capital. A ideia é valorizar conceitos de mobilidade ativa, uso democrático de espaços públicos e qualidade de vida como prioridade do urbanismo, redesenhando a região para as próximas décadas, com foco nas pessoas e na inclusão.
Projetos
A semana começou com 20 novos projetos iniciando tramitação no Legislativo estadual, todos de origem parlamentar. Versam dessa forma a realização de ações nas escolas de educação básica para segurança no trânsito e no trabalho, passando por medidas voltadas ao uso de medicamentos à base de canabidiol, à datas comemorativas referentes à cachaça.
Tiro no ar
Aquele passarinho veio dizer que pode ecoar negativamente em Brasília a compra que o governador Jorginho Mello está fazendo, de 350 novos fuzis israelenses para a Polícia Civil. Como se sabe, Lula é tido como “persona non grata” pelo governo de Israel. E isso quer dizer muita coisa em termos políticos e diplomáticos.
Desleixo
Precisou a intervenção da Justiça Federal para que a Prefeitura de Laguna, sob pena de pesadas multas, cuidasse um pouco melhor de um diamante de sua história que o Memorial Tordesilhas, um belo monumento cujo abandono é lamentável.
Insegurança jurídica
O Tribunal Superior do Trabalho julgou sexta-feira ação originária de Florianópolis que deve dar muito o que falar, pelo precedente que criou. Uma balconista de farmácia conseguiu indenização de R$ 20 mil por danos morais após ser vítima de três assaltos. Inicialmente teve seu pleito negado no Tribunal Regional do Trabalho de SC, que atribuiu os assaltos à insegurança pública. O TST concluiu que “havia risco superior ao ordinário, pois farmácias são estabelecimentos visados por assaltantes”. Se esta tese prevalecer, “riscos ordinários” podem levar à bancarrota muitos outros negócios além das farmácias, como postos de combustíveis, mercadinhos e até ambulantes de rua.
Zona costeira
Em evento tido como inédito no Brasil, gestores de 41 municípios do litoral de SC se reúnem de hoje a quinta-feira em Itajaí para discutir os principais desafios relacionados à ocupação do território. O objetivo é construir uma agenda de gestão para nortear as decisões de planejamento do governo estadual. A programação ocorre no Teatro Adelaide Konder, dentro do campus da Univali. O curioso é que esta ação é prevista há 37 anos, por meio do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, e SC é o primeiro Estado do Brasil a reunir todos os municípios da costa atlântica para refletir sobre seus principais desafios.
Rumo à Brasília
Dezenas de prefeitos de SC participam em Brasília, hoje e amanhã, de ato político no Congresso, em torno de propostas consideradas fundamentais para o enfrentamento da crise e dos riscos fiscais. Entre elas as Propostas de Emenda Constitucional (PECs) 25/2022, que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios em 1,5% no mês de março, e 66/2023, que trata da sustentabilidade fiscal. Estão também os projetos de 108/2024, que regulamenta a Reforma Tributária, 087/2025, que aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda. Até ontem 1,5 mil prefeitos haviam confirmado presença.
Malhação
Há 45 anos no mercado e com fábricas em São Paulo e Amazonas, a Movement Fitness abre nesta quarta-feira sua primeira loja em SC, no bairro Estreito, em Florianópolis. Nos últimos dois anos a empresa vendeu 500 mil esteiras e o potencial de SC foi determinante para o investimento. Segundo a pesquisa Vigitel Brasil 2023, Florianópolis é a segunda capital brasileira com maior índice de prática de exercícios físicos, com 47,3% da população ativa, superando a média nacional de 40,6%. O estudo também apontou que 61,8% dos catarinenses pratica algum tipo de atividade física regularmente e 27,5% mantém alimentação saudável.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Notícias relacionadas Ver todas
