Mostra de Cinema Infantil de Floripa reúne 120 filmes
Filmes nacionais e internacionais abordam temas como meio ambiente, diversidade e povos originários

Em seus vinte e quatro anos de história, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, uma das principais janelas de filmes feitos para crianças no Brasil, bateu recorde de títulos selecionados. Serão 120 filmes, entre curtas-metragens, nacionais e internacionais, além de 7 longas convidados. A animação Tainá e os Guardiões da Amazônia - Em Busca da Flecha Azul, de Alê Camargo, fará a sua pré-estreia nacional dia 11 de outubro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), marcando a abertura oficial da Mostra, que segue até o dia 18.
Serão nove dias consecutivos de cinema gratuito, com cinco sessões diárias na Sala de Cinema Gilberto Gerlach (CIC), de segunda a sexta-feira, e no Teatro Ademir Rosa, aos sábados e domingos. E durante os nove dias, o público que for ao CIC terá também pipoca de graça. Serão realizadas ainda exibições em escolas e em diversas comunidades da Capital catarinense, levando o cinema para mais de 40 mil pessoas. E uma seleção de filmes será exibida no Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita, aumentando ainda mais o alcance da Mostra para espectadores de todo o Brasil.
“A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis vem para fazer uma homenagem à infância. Queremos que as famílias entendam a importância dessa fase da vida. Por isso, um festival tão grande, com tantos filmes que resgatam a beleza de ser criança e que vai acontecer num período em que se comemora o Dia da Criança”, diz a diretora e uma das curadoras da Mostra, Luiza Lins. Ela lembra também que este é um evento feito para toda a família. “A Mostra atrai crianças com os pais, mas também jovens, adultos, idosos, pessoas de todas as idades. E democratiza o acesso à cultura, tão caro no Brasil”, diz.
Meio ambiente em foco: No momento em que o Brasil se prepara para receber a COP 30, a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, novembro, em Belém, a temática do meio ambiente está presente em grande parte dos filmes selecionados. Assim como o longa de abertura, outros títulos como A Mensagem de Jequi, de Igor Amin, Thiago e Ísis e os Biomas do Brasil, de João Amorim, Mundo Munduruku – Floresta em pé, de Carolina Orige, Esse é o Bicho, de Daniel Neves Montezano, entre muitos outros, abordam a importância do cuidado com a natureza. “Quanto mais as crianças conhecerem a natureza, mais elas terão consciência sobre a importância do cuidado e da preservação do meio ambiente”, afirma Luiza Lins, que também é a fundadora da Mostra.
Outras temáticas recorrentes entre os filmes selecionados levam em conta os povos originários, a diversidade, a inclusão e a democracia racial. Filmes de Animação representam a maior parte dos títulos, o que reflete a afinidade natural deste formato com o público infantil.
Foram selecionadas 68 animações, 40 filmes de ficção, 10 documentários e 2 filmes experimentais. Luiza lembra que, além da formação de plateia, outro motivo fundamental da mostra existir é ser janela de exibição: “Este ano tivemos uma produção enorme de filmes, e todos muito bons. Eles precisam ser vistos, por isso selecionamos 120 obras”.
De onde vieram os filmes ? São Paulo manteve a liderança histórica em volume de produções nacionais, com 34 títulos selecionados, seguido por Bahia e Santa Catarina, com dez filmes cada, demonstrando vitalidade fora do eixo RJ-SP e consolidando Santa Catarina como um Estado produtor de cinema. Entre os internacionais, a Rússia foi o país que mandou mais animações e ganhará uma mostra só dela. Também serão exibidos filmes da França, Alemanha, Holanda, Israel, Colômbia, Lituânia, Argentina, Hungria, Cazaquistão, México, Índia e Bélgica.
Além da Mostra de Animação Russa, os filmes foram divididos em outras cinco mostras temáticas, entre elas: Mostra Direitos Humanos, Mostra Especial, com filmes sobre Transtorno do Espectro Autista, Mostra por idade (4+, 6+, 8+, 10+, 12+ e 14+), Mostra Internacional e Mostra de Longas Convidados.
Todos os curtas-metragens participam da Mostra Competitiva, que irá premiar os melhores filmes segundo o voto popular, o voto das crianças e o Júri oficial.
Confira todas as informações neste link.
Leia também:
- Mutirões removem 25 toneladas de fios obsoletos
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
