'Minhoca na Cabeça' abre vagas para adoção de minhocários
Com a pandemia e o tempo maior dentro de suas casas ou apartamentos, muitas pessoas voltaram-se para os cuidados com hortas e jardins, uma maneira de estar em contato com a natureza em período de isolamento social. Diante disso, o interesse por informações sobre práticas de cultivo aumentou. Para auxiliar nesse processo, a Secretaria do Meio Ambiente de Florianópolis abriu nessa segunda-feira, 05, 400 vagas para adoção de minhocário em Florianópolis. A ação faz parte dp projeto "Minhoca na Cabeça". Em poucas horas, foram preenchidas 130 vagas disponíveis para as duas primeiras oficinas. As próximas iniciarão a partir de 26 de abril.
As inscrições serão feitas em três fases. O inscrito participará de oficina em duas etapas. Uma etapa será teórica online, com duração máxima de uma hora e meia, e depois, uma prática, de no máximo 30 minutos, no Jardim Botânico de Florianópolis, para montagem e retirada do kit de caixas, composto e minhocas californianas.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.pmf.sc.gov.br/entidades/smma ou direto no link www.pmf.sc.gov.br/sistemas/MinhocaCabeca.
Confira as datas:
26 a 30 de abril – inscrições para 140 vagas nas oficinas de 11 (terça) e 15 (sábado) de maio
31 de maio a 4 de junho – inscrições para 130 vagas nas oficinas de 12 (sábado) e 15 (terça) de junho.
A Secretaria do Meio Ambiente informa que as inscrições estarão abertas apenas durante o período estipulado ou até atingir o limite de inscritos, e não haverá lista de espera. Após o período, será enviado e-mail efetivando a inscrição e informando o link de participação. A ação faz parte do projeto de valorização de resíduos orgânicos da @prefflorianopolis com recursos do Fundo Socioambiental Caixa e Fundo Nacional do Meio Ambiente/MMA.
Terceira etapa terá doação de minhocários
A terceira etapa do "Minhoca na Cabeça" integra o projeto de valorização de resíduos orgânicos desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis com recursos do Fundo Socioambiental Caixa e Fundo Nacional do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente. A ação incentiva a reciclagem doméstica do resíduo orgânico com a doação de minhocários para moradores de Florianópolis. Para ganhar o kit, é preciso inscrever-se e participar de oficina de capacitação.
O minhocário pode ser manejado em casa ou apartamento. Sua operação é fácil, mas requer dedicação. Basta separar os resíduos orgânicos e ter um pouco de matéria seca como folhas ou serragem. Aí, é só ir montando camadas dentro da caixa para alimentar as minhocas e outros microorganismos do bem que vão transformar esse material em húmus e biofertilizante líquido para hortas e jardins.
As oficinas foram remodeladas de modo que a parte teórica seja remota e online e a parte prática abreviada para a entrega do kit de vermicostagem (caixas, composto e minhocas).
Mais de 100 toneladas desviadas do aterro sanitário
Com a entrega destes 400 kits, aponta o secretário de Meio Ambiente, Fábio Braga, a Prefeitura de Florianópolis terá distribuído 1,1 mil kits de compostagem doméstica. Em 2020, os donos dos 700 minhocários já entregues pela PMF deixaram de mandar para o aterro sanitário mais de 103 toneladas de resíduos orgânicos.
Com os demais serviços de coleta seletiva e entrega voluntária realizados pela Comcap, 5 mil toneladas de resíduos orgânicos foram recuperados em 2020. Isso permitiu reduzir a emissão de gases poluentes em 36 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²) equivalente durante o ano. “A reciclagem é um hábito de fácil mudança, mas de grande impacto sobre o clima. Podemos ajudar a manter a vida no planeta de dentro de casa”, aconselha Fábio Braga.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!