00:00
21° | Nublado

Floripa sediará maior evento de bicicleta do país
Encontro é aberto ao público e ocorre de 15 a 19 de novembro

O encontro reunirá diferentes atividades: palestras, oficinas, atividades artísticas, esportivas e acadêmicas, pedaladas e Biciculturinha (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 15/11/2023

Após circular por oito cidades do país, agora chegou o momento de Florianópolis sediar o maior evento brasileiro da cultura da bicicleta, o Bicicultura 2023. O encontro presencial ocorre a partir desta quarta, 15, e segue até domingo, 19. A capital catarinense lidera o ranking da malha cicloviária por habitante segundo a Aliança Bike. 

Realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o encontro reunirá diferentes atividades: palestras, oficinas, atividades artísticas, esportivas e acadêmicas, pedaladas e Biciculturinha. “Serão cinco dias para trocar experiências e contribuir com a promoção do uso da bicicleta nas cidades catarinenses”, avalia André Soares, representante da União dos Ciclistas do Brasil/SC e participante da comissão organizadora do Bicicultura.

A programação já tem confirmada a presença de 88 expositores, entre eles, Michel Mittmann, Secretário de Planejamento e Inteligência Urbana, que participa de um painel sobre Políticas cicloinclusivas sob a perspectiva das prefeituras. O prefeito Topázio Neto também irá participar, na abertura oficial do evento. Ainda marcarão presença deputados de Santa Catarina e do Paraná - todos envolvidos no incentivo à utilização do modal. 

Trata-se de um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras. É um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona.

Personagem da Semana: Os fatos sob a ótica de Ed Carlos

Como proposta, a programação vai se dividir da seguinte forma: no dia 15, abertura do evento; e nos três dias seguintes, 16, 17 e 18, atividades gerais; e dia 19, domingo, encerrando o programa, a agenda será livre com promoção de pedaladas e passeios pela cidade.

Crescimento do espaço cicloviário na Capital

Atualmente, Florianópolis ocupa o primeiro lugar no ranking de ciclovias e ciclofaixas por habitante entre as capitais. O monitoramento realizado entre 2022 e 2023, pela Aliança Bike (Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas), demonstrou que o município disponibiliza mais de 22km de ciclovias e ciclofaixas a cada 100 mil habitantes. O dado é mais uma amostra do crescimento significativo do espaço cicloviário na Capital a partir de ações da Prefeitura de Florianópolis

A Capital conta com mais de 224 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e espaços compartilhados, e o objetivo é aumentar esse número. A fim de expandir os locais seguros para ciclos, o programa Mais Pedal atua na promoção da mobilidade urbana sustentável, em conjunto com a comissão Pró-Bici, que ampliará o canal de diálogo entre poder público e cicloativistas. 

Saiba mais:

Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo.
Data: 15 a 19 de novembro
Horário: Abertura na noite do dia 15, atividades gerais de manhã, tarde e noite dos dias 16, 17 e 18. Encerramento dia 19, domingo.
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Como participar: o acesso é livre e gratuito; inscrições prévias podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/juqAcCBacbKmaBvi6
Mais informações no site do evento: https://bicicultura.org.br/

Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045