Florianópolis terá novo espaço de cultura e lazer
Pesquisa aponta que maioria da população aprova mudança

Uma consulta pública realizada pelo Governo de Santa Catarina revelou que a população apoia a transformação do Complexo Penal de Florianópolis em um espaço voltado à cultura e ao lazer. Dos 1.816 participantes da Escuta Social Ativa, 86,9% acreditam que a mudança trará benefícios à cidade. O levantamento ficou disponível por 10 dias e integra a segunda fase do projeto Cidade da Cultura, que prevê a desativação do complexo até o final de 2026.
A proposta é criar um ambiente multifuncional, com áreas de lazer e atividades culturais. Segundo o levantamento, 70% dos entrevistados concordam ou não se opõem à ideia de que o espaço seja economicamente autossuficiente, incluindo estruturas como cafés e restaurantes. Além disso, os participantes demonstraram interesse em eventos culturais, como shows, festivais e apresentações musicais.
“Ouvimos a população para compreender suas expectativas em relação à área. Já era sabido que a comunidade não desejava mais o Complexo Penal ali, e agora temos um direcionamento claro de que um espaço cultural é bem-vindo”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy.
Revitalização e integração
A Cidade da Cultura será um marco para Florianópolis, promovendo uma transformação urbanística e valorizando a vocação turística da região. Com cerca de 173 mil metros quadrados, o local será integrado ao Centro Integrado de Cultura (CIC), fortalecendo o cenário cultural da cidade.
O projeto envolve diversas secretarias estaduais, como Planejamento, Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Fazenda, Administração e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Ele segue as diretrizes do Programa de Parcerias e Investimentos de Santa Catarina (PPI-SC), garantindo transparência e participação popular em audiências públicas.
As próximas etapas incluem a sondagem de mercado, o chamamento público para consultorias interessadas nos estudos técnicos e a análise de viabilidade para concessão ou parceria público-privada. Ao final do processo, uma licitação definirá o parceiro privado responsável pelos investimentos, manutenção e operação do espaço por um período de 15 a 30 anos, assegurando sua sustentabilidade a longo prazo.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
