Bairros ainda estão com algumas ruas alagadas na Capital
Previsão é de chuva intensa até sábado, 18
A Defesa Civil de Florianópolis informa que está monitorando intensamente as condições climatológicas previstas para a Capital ao longo das próximas horas. O amanhecer desta quinta-feira foi marcado por temporais e assim deve ser o panorama ao longo de todo o dia.
De acordo com informações atualizadas no início da manhã desta sexta-feira, 17, foram registrados 65 mm de chuva na cidade e os bairros mais afetados até o momento são Rio Vermelho, Campeche e Rio Tavares, com alguns registros de ruas alagadas. A administração municipal reforça que a população deve ter atenção redobrada nas áreas de encosta, que têm a possibilidade de ficar com o solo mais encharcado e também com as ruas alagadas.
Informa ainda que estará com maquinários, como hidrojatos, caminhões e escavadeiras, circulando pelas ruas que, eventualmente, estejam com problemas de alagamento. Além disso, as equipes da Secretaria de Assistência Social estarão preparadas para fornecer serviços de acolhimento para a população, se houver necessidade.
Os serviços essenciais seguem em pleno funcionamento e não há registros de desalojados ou desabrigados até o momento.
De acordo com a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina, é esperado que até sábado, 18, o volume de chuva fique entre 100 e 150 mm na região da Grande Florianópolis.
O acumulado do mês de novembro chega a 169.2 mm e já supera a média histórica de 129 mm dos últimos 30 anos. Os serviços essenciais seguem em pleno funcionamento e uma queda de muro foi computada no bairro da Serrinha. Não houve registros de desalojados ou desabrigados.
Dicas para evitar problemas maiores em dias de chuva
1. A pé, evite ter contato com a água. Além das doenças que você pode contrair, como hepatite e leptospirose, portões com abertura automatizada são energizados e, por conta da água, podem também passar corrente elétrica para cercas e grades. Por vezes, pessoas vão passar em ruas alagadas e se apoiam nesses locais, o que pode ser fatal!
2. De carro, evite ao máximo áreas alagadas. Se não tiver escolha, vá devagar, pois a água pode subir ao nível do coletor de ar do motor e causar um calço hidráulico (entrada de água na câmara de combustão), ocasionando o travamento do motor. E o que já era ruim, vai ficar ainda pior.
3. Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a enxurradas e alagamentos. Preferencialmente, deposite na lixeira elevada; caso contrário, dificultará ainda mais a drenagem pela rede pluvial.
Clique aqui e escute os audios atualizados da Guarda Municipal de Florianópolis
Da redação
Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045