00:00
21° | Nublado

Alesc debate urgências sociais de SC
Serão três audiências públicas sobre temas polêmicos: vacinação infantil, população em situação de rua e defesa dos animais

Alesc debate urgências sociais de SC
As discussões reúnem parlamentares, representantes de conselhos, ativistas e a sociedade civil para tratar de pautas sensíveis que exigem respostas urgentes do poder público. (Fotos: Agência ALESC)

Publicado em 30/06/2025

A próxima semana será marcada por intensos debates na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com a realização de três audiências públicas que colocam em pauta temas sensíveis à sociedade: vacinação infantil contra a Covid-19, situação da população em situação de rua e proteção animal.

O primeiro encontro está marcado para essa segunda-feira (30), às 18h30, quando os deputados Jessé Lopes e Sargento Lima (ambos do PL) promovem uma audiência para discutir as consequências jurídicas enfrentadas por pais que optaram por não vacinar seus filhos contra a Covid-19. A iniciativa é uma reação às ações movidas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e conselhos tutelares, que responsabilizam legalmente essas famílias. Os parlamentares justificam o debate alegando preocupações com possíveis efeitos colaterais dos imunizantes, como a síndrome de trombose com trombocitopenia (STT). Representantes do MPSC, conselheiros tutelares e familiares envolvidos foram convidados a participar da discussão.

Na quinta-feira (3), às 15h, o foco se volta à situação da população em situação de rua no estado. A audiência, proposta pelo deputado Marquito (Psol), pretende examinar denúncias de violações de direitos sociais, especialmente em municípios como Florianópolis. O encontro reunirá representantes do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), CIAMP-Rua Nacional e Ministério dos Direitos Humanos. Pela manhã, está prevista uma escuta com representantes da população em situação de rua de diferentes regiões de Santa Catarina, como forma de embasar os encaminhamentos da audiência.

Encerrando a série de encontros, na quinta-feira (4), também às 18h30, será realizada na Câmara de Vereadores de Concórdia uma audiência sobre proteção animal. O evento faz parte de uma série de escutas públicas organizadas pela Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Alesc. A iniciativa, liderada pelo deputado Marcius Machado (PL), busca coletar sugestões e demandas da população, que serão levadas ao 3º Fórum Estadual de Ativistas e Protetores de Animais, previsto para 22 de outubro na própria Alesc. As reuniões anteriores ocorreram em Joaçaba, Alfredo Wagner e São Joaquim. Segundo o parlamentar, a intenção é aproximar o Legislativo da sociedade civil e fortalecer o diálogo entre ativistas e poder público.

Com essa programação, a Alesc reforça seu papel como espaço de debate sobre questões de interesse coletivo, promovendo a escuta pública como ferramenta de construção de políticas mais inclusivas e representativas.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI