00:00
21° | Nublado

Procura por veículos leves no varejo reage na 1ª quinzena
Vendas no varejo sobem quase 19%, enquanto as diretas caem mais de 22%, refletindo sazonalidade e mudanças no comportamento do consumidor

Procura por veículos leves no varejo reage na 1ª quinzena
O varejo automotivo registrou alta de 18,6% na primeira quinzena de julho, indicando reação nas concessionárias após meses de retração. (Foto: Divulgação/Kia)

Publicado em 19/07/2025

Em contraste com o movimento dos últimos três meses, marcados por vendas diretas em alta e desaceleração no varejo automotivo, houve melhora no movimento dos showrooms nas concessionárias na primeira quinzena deste mês.

Balanço preliminar do período divulgado pela Bright Consulting indica que as vendas no varejo somaram 54.360 carros e comerciais leves, o que representou alta de 18,6% em relação à quinzena anterior.

Considerando o mercado total de leves, foram 93.868 emplacamentos, resultado que indica recuo tanto em relação ao mesmo período de 2024 como no comparativo com os últimos 15 dias de junho, respectivamente de 3,4% e 3,2%.

“O desempenho reflete um movimento de estabilidade do setor, sem sinais consistentes de aceleração, com oscilações entre varejo e venda direta. No acumulado do ano, o mercado totaliza 1.223.013 licenciamentos, resultado 4,3% superior ao de idêntico período do ano passado (1.172.902)”, informa a consultoria.

Apesar do resultado positivo do varejo, no acumulado ano ainda verifica-se queda, da ordem de 2,1%, nessa modalidade de venda. No comparativo interanual, são, respectivamente, 661.224 e 675.560 unidades.

Já as vendas diretas acumulam alta de 13% no ano, com 561.789 e 497.342 veículos emplacados na mesma ordem. Se for considerada apenas a quinzena, com 39.508 unidades comercializadas no atacado, verifica-se queda de 22,8% frente a junho e de 4,2% com relação a julho de 2024.

A redução é atribuída pela Bright Consulting à sazonalidade típica de julho, marcada por férias escolares, menor atividade de grandes compradores e ajustes logísticos. A participação da venda direta na quinzena caiu para 42,1%, enquanto o showroom subiu para 57,9%.

Desempenho por montadora

Na quinzena, as montadoras que mais ganharam participação foram a Toyota, com avanço de +0,8 p.p., de 7,7% para 8,5%, a BYD (+0,4 p.p.,de 3,4% para 3,8%) e a Jeep (+0,3 p.p., de 4,1% para 4,4%).

No lado oposto, as que mais perderam foram a Volkswagen (-2,1 p.p., de 19,9% para 17,8%), Hyundai (-2,0 p.p. de 9,7% para 7,7%) e Honda (-0,7 p.p.,de 4,3% para 3,6%).

Na análise da consultoria, essas variações estão relacionadas a estratégias específicas de promoções, novos modelos e ajustes de mix de produção.

Com relação aos eletrificados, a Bright Consulting mostra 9.768 licenciamentos na quinzena, o que representou crescimento de 43% frente ao mesmo período do ano passado e de 9,9 sobre os 15 dias anteriores.

Distribuição por tipo de propulsão:

BEV (100% elétrico): 3.197 unidades (32,7%)

PHEV (híbrido plug-in): 2.747 (28,1%)

MHEV (híbrido leve): 2.329 (23,8%)

HEV (híbrido convencional): 1.495 (15,3%)

Modelos mais vendidos por categoria:

BEV: BYD Dolphin Mini – 1.075 unidades (33,6%)

PHEV: GWM Haval H6 – 765 (27,9%)

MHEV: Fiat Fastback – 990 (42,5%)

HEV: GWM Haval H6 – 423 (28,3%)

“As montadoras chinesas mantêm trajetória positiva. A participação conjunta subiu de 7,2% em junho para 8,4% em julho, sustentada pelo desempenho robusto de BYD e GWM no segmento de eletrificados”, destaca a consultoria. 

 

 

 

Da redação

Fonte: AutoIndústria

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI