Kia tem no DNA inovação e sustentabilidade
Produtos e operações da marca coreana são pautados para contribuir por um planeta melhor

Com compromisso de alcançar neutralidade de carbono em todas as suas operações até 2045 e meta de usar 20% de plástico reciclado na produção de veículos até 2030, a Kia investe em iniciativas que a posicionam na vanguarda da inovação e sustentabilidade.
O apoio para a sua visão engloba uma estratégia baseada em diversas frentes, desde a busca por novos materiais às ações de proteção do meio ambiente, passando pela mobilidade elétrica.
Natureza como inspiração para inovar
Um exemplo representativo do comprometimento da empresa por um futuro mais limpo e justo é identificado no primeiro Centro de Experiência em Soluções de Mobilidade Sustentável da marca na América Latina, o E-Ground, inaugurado em setembro de 2024, em Quito, Equador.
Inspirado na espiral de Fibonacci – sequência numérica que aparece codificada de maneira frequente na natureza -, o espaço foi projeto para que os visitantes possam interagir, aprender e aprofundar a consciência ambiental.
O centro é dividido em três zonas temáticas: Planeta, Energia e Mobilidade, cada uma delas focada em promover a sustentabilidade e demonstrar os benefícios da eletrificação.
“Ao estabelecer o primeiro Kia E-Ground, pretendemos inspirar outros países da região a acelerar sua transição para a eletromobilidade e avançar em nosso objetivo de tornar a Kia uma marca líder em soluções de mobilidade sustentável”, destacou Steve Lee, presidente da empresa para as Américas do Sul e Central, na ocasião da inauguração.
No centro, é possível testar os modelos elétricos da marca e conhecer as estratégias e os produtos com os quais a fabricante coreana planeja expandir sua presença na América Latina.
Estão lá projetos de reutilização de baterias, aplicações de energia renovável nas operações produtivas, ações que mitigam impactos negativos no meio ambiente, o plano de ampliar portfólio para 14 modelos elétricos até 2026 e até alianças estratégicas que, além contribuírem com a sustentabilidade global, promovem sinergias.
Soluções que vem do lixo
Uma dessas parceiras, com a The Ocean Cleanup, oferece provas efetivas da contribuição por um planeta melhor. A organização, sem fins lucrativos, é dedicada a reduzir a presença do plástico nos oceanos. O material retirado, posteriormente, é reciclado e reutilizado, inclusive pela Kia.
Uma edição limitada de protetor de porta-malas para o Kia EV3, veículo 100% elétrico, foi produzida com parte do plástico extraído da chamada Grande Mancha de Lixo do Pacífico (GMLP), o maior acúmulo de resíduos flutuantes em área estimada de 1,6 milhão de km² entre a Califórnia e o Havaí.
Desde o início da parceria com a Kia, celebrada em 2022, a The Ocean Cleanup já retirou 450 toneladas de plástico da GMLP. Um cronograma da ONG prevê que a área poderá ser limpa totalmente em cinco anos.
A parceria, no entanto, é uma das frentes da Kia nos esforços de promover inovação e sustentabilidade com o uso de materiais. O elétrico EV9, por exemplo, utiliza rede de pescas recicladas no carpete e garrafas plásticas no revestimento dos assentos.
Reutilização e energia renovável
O modelo, aliás, é um marco ao incorporar o que a Kia determinou com os “10 itens indispensáveis de sustentabilidade”, base para utilização de materiais nas futuras linhas de modelos e parte da política interna Estratégia Global de Sustentabilidade no Design. Uma das primeiras decisões foi eliminar o uso do couro nos novos produtos, substituído por alternativas sintéticas sustentáveis.
As ações seguem com a integração de materiais reciclados em painéis das portas e consoles; tecidos ecológicos, como os provenientes de redes de pescas; linha de pintura com tinta livre de benzeno, tolueno e xileno; redução de materiais derivados do petróleo e de metais pesados, além da migração dos processos fabris com energia renovável.
Com essas inovações, a Kia entende que reforça o compromisso da marca com a mobilidade sustentável e a redução do impacto ambiental.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
