5 segredos para um volante seguro
Especialistas explicam como dirigir com mais atenção e equilíbrio emocional

O Brasil registrou 73.114 acidentes de trânsito em 2024, segundo o Painel CNT de Acidentes Rodoviários, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte. Mais da metade dessas ocorrências aconteceu na região Sudeste, que lidera o ranking de ocorrências com 53% dos registros.
Nas grandes cidades, onde os engarrafamentos e a pressa fazem parte da rotina, o trânsito se tornou motivo de desgaste físico e mental. Termos como “meia roda” e “barbeiro” fazem parte do vocabulário urbano, enquanto os dados confirmam a necessidade de atenção à realidade.
Para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), o crescimento da frota de veículos, aliado à falta de tolerância e de consciência nas vias, tem transformado o trânsito em um dos fatores mais preocupantes da sociedade. Buzinas, crises nervosas e discussões deixam as pessoas vulneráveis ao estresse.
Diante desse cenário, as autoridades de trânsito reforçam a importância de mudanças no comportamento individual como ponto de partida para gerar uma mudança social. Para isso, destacam orientações para quem deseja dirigir com mais segurança e menos estresse nas grandes cidades.
Mantenha o veículo em boas condições
Para garantir a segurança de todos nas vias, uma das principais recomendações do Detran-MS é realizar manutenções periódicas no veículo. Realizar revisões regulares possibilita evitar falhas mecânicas inesperadas que podem causar acidentes graves.
Pneus desgastados, freios ineficientes e problemas na suspensão são alguns dos fatores que comprometem a estabilidade do carro e colocam em risco a vida de motoristas, pedestres e passageiros.
Por isso, entre os cuidados recomendados estão a verificação periódica do estado dos pneus, a checagem do sistema de freios e o acompanhamento da suspensão. O cinto de segurança também deve ser inspecionado com frequência para garantir seu perfeito funcionamento em caso de colisões.
A atenção com esses itens deve ser redobrada por quem depende do automóvel para trabalhar. Manter um carro para Uber, por exemplo, exige cuidados constantes para proteger a própria vida e a dos clientes transportados.
Dirija de forma defensiva
Adotar uma postura de direção defensiva é fundamental para evitar acidentes no trânsito. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e obrigatória nos cursos de formação de condutores desde 2005, a prática consiste em antecipar situações de risco, manter uma postura atenta e agir de forma preventiva, mesmo diante de falhas cometidas por outros motoristas.
De acordo com informações compartilhadas pelo Detran-MS, cerca de 90% dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se os condutores aplicassem corretamente as técnicas aprendidas durante a formação.
Entre as orientações estão manter distância segura dos outros veículos, utilizando a chamada “regra dos dois segundos”, e observar com atenção o comportamento dos demais motoristas para prever possíveis reações perigosas, como mudanças de faixa repentinas ou freadas bruscas.
Planeje o trajeto com antecedência
Outro aspecto importante é o planejamento da rota. Segundo o Detran do Acre (Detran-AC), sair com antecedência e escolher caminhos alternativos são medidas simples que contribuem para uma condução mais tranquila.
Planejar a rota com a ajuda de aplicativos de navegação permite evitar vias congestionadas e monitorar o trânsito em tempo real, facilitando ajustes no trajeto, conforme necessário. Além disso, quando possível, optar por horários fora do pico reduz a exposição a congestionamentos.
As práticas ajudam a evitar imprevistos e reações impulsivas, comuns em situações de pressa ou atraso. Em trajetos mais longos, incluir pausas para descanso também é recomendado, pois melhora o estado de alerta e contribui para a segurança da viagem.
Controle emocional é fundamental
Manter o equilíbrio emocional ao volante é um dos fatores mais importantes para a segurança no trânsito. Em ambientes urbanos, onde congestionamentos, atrasos e imprevistos são comuns, saber lidar com a pressão evita reações impulsivas que podem resultar em acidentes ou conflitos.
De acordo com o psicólogo e especialista em psicologia do trânsito, Renan Soares Junior, a personalidade do condutor permanece a mesma em diferentes contextos sociais. No entanto, o ambiente do trânsito, por ser mais estressante, tende a intensificar comportamentos agressivos.
Pensando nisso, o Detran-AC recomenda que o motorista evite pensamentos ruins enquanto estiver no trânsito, pois podem deixá-lo ainda mais irritado ou cansado. Além disso, orienta a realização de exercícios respiratórios caso seja preciso se acalmar.
Considere ter um seguro de veículos
Ter um bom seguro também é uma forma de garantir mais tranquilidade no dia a dia. Embora não evite diretamente os acidentes, ele minimiza os impactos financeiros e emocionais em situações imprevistas no trânsito.O princípio é simples: não há como prever tudo o que pode acontecer no trânsito, mas é possível controlar como esses eventos afetam sua rotina e seu orçamento. Dessa forma, além de ser uma proteção patrimonial, o seguro é também apontado como um recurso para preservar o bem-estar de quem está ao volante.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
