Mercado de luxo mira sustentabilidade e inovação em 2025
Novas demandas dos consumidores levam à customização completa de plantas e acabamentos
O mercado imobiliário de luxo se prepara para um 2025 marcado por inovações que prometem redefinir o setor. Impulsionado por consumidores cada vez mais exigentes e o aumento de investidores em busca de opções de baixo risco e alta rentabilidade, o segmento deve incorporar novas soluções que seguem as tendências mundiais que vão desde a sustentabilidade até a personalização de experiências.
Essas mudanças refletem a busca por empreendimentos que não apenas oferecem propriedades de alto padrão, mas entregam uma moradia ligada a um estilo de vida saudável, confortável, exclusivo e integrado às novas demandas globais. Dados recentes comprovam que o segmento segue aquecido: no primeiro semestre de 2024, imóveis a partir de R$ 1,5 milhão bateram recorde de vendas no Brasil, com 5,7 mil unidades comercializadas - um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a consultoria Brain — Inteligência Estratégica. Destaque, principalmente, para Balneário Camboriú, com os maiores arranha-céus de luxo no Brasil, atualmente com 7 dos 10 prédios mais altos, e maior valorização imobiliária.
"O mercado imobiliário de luxo no Brasil reflete um momento de transformação percebido pelas inovações trazidas pela construção civil, políticas públicas locais e alta demanda por imóveis. O recorde de vendas alcançado no último ano comprova que os consumidores não buscam apenas propriedades com acabamentos de alto padrão, mas experiências e serviços relacionados a um estilo de vida saudável e equilibrado, em contato com a natureza. Para 2025, vemos uma clara tendência de empreendimentos que integram tecnologia de ponta e práticas sustentáveis, a possibilidade de personalização, como a otimização de plantas e a escolha de materiais e acabamentos, além de apartamentos mais espaçosos - diferentemente do que era percebido nos últimos anos no país", afirma Cassola.
Tendências imobiliárias de luxo para 2025, conforme estudos do renomado especialista Bruno Cassola.
Arquitetura bioclimática e tecnologia verde
Os projetos devem priorizar a integração com o meio ambiente, com utilização de materiais sustentáveis e tecnologias para eficiência energética, como vidros inteligentes, energia solar e sistemas de captação de água da chuva. A busca por selos ambientais, como o LEED, será um diferencial para os empreendimentos de luxo.
Personalização extrema
Os compradores estão cada vez mais exigentes em relação à customização de seus imóveis. Em 2025, o mercado deve oferecer experiências mais exclusivas, como personalização total de plantas, acabamentos e até a integração com coleções pessoais, como adegas ou garagens que funcionam como showrooms.
Bem-estar como prioridade
Empreendimentos de alto padrão irão investir em áreas que promovam saúde física e mental, como spas privativos, academias com tecnologia de ponta e espaços voltados para práticas como ioga e meditação. Conceitos como biofilia, que conectam moradores à natureza, também estarão em alta.
Investimentos em localização estratégica e segurança
A busca por locais que ofereçam natureza, altos índices de desenvolvimento humano, mobilidade e segurança permanecerá como prioridade. Além disso, empreendimentos em áreas com infraestrutura completa, proximidade ao mar e serviços de concierge personalizados devem dominar o mercado.
Expansão do mercado internacional
A crescente demanda de compradores internacionais, especialmente da América do Norte e Europa, deve impulsionar empreendimentos projetados para esse público, com foco em design contemporâneo, tecnologia integrada, como automação residencial e dispositivos inteligentes, e conectividade global, incluindo internet de alta velocidade, espaços preparados para trabalho remoto e videoconferências, além de serviços multilíngues e proximidade de hubs internacionais.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI