Você dorme bem? Médica esclarece alguns mitos e verdades sobre o sono
Dormir bem e ter uma boa noite de sono tem tudo a ver e está intimamente relacionado com estilo e qualidade de vida, sendo essencial para o bem-estar no dia a dia. Porém, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 40% das pessoas no Brasil têm dificuldades para dormir. Por isso, a médica otorrinolaringologista Gabriela Pascoto esclarece alguns mitos e verdades sobre o sono.
➡ Uma noite bem dormida deve ter pelo menos 8 horas de sono: Mito! O que define uma noite bem dormida não é sua duração, e sim, sua qualidade. A duração ideal varia de pessoa para pessoa e de momento para momento da vida.
➡ Uma noite mal dormida vai impactar o dia seguinte: Verdade! Cansaço, baixa de energia, falta de concentração, indisposição geral, aumento dos níveis de pressão sanguínea, aumento da fome e fraqueza são apenas alguns dos sintomas que você pode enfrentar durante todo o dia após uma noite ruim.
➡ Compensar as noites mal dormidas no fim de semana é o suficiente: Mito! O sono não é uma caderneta de poupança. Há estudos que mostram que para repor uma noite de sono é preciso três noites bem dormidas, imediatamente após.
➡ Tomar café à noite não vai te deixar dormir: Depende! Isto pode variar entre as pessoas. A taxa de metabolização de cafeína varia de indivíduo para indivíduo. Por isso alguns não conseguem dormir após tomar café e outros dormem tranquilamente independente de quantas xícaras de café tomarem.
Da redação