Semana começa com frio, chuva e possibilidade de neve em SC
O mês de julho começou com mudança no tempo nesta segunda-feira, 1, após um final de semana de bastante sol e calor. A chegada de uma frente fria no estado já trouxe chuva com trovoadas desde as primeiras horas da madrugada na porção Oeste, assim como na Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Sul.
A segunda-feira ainda será marcado por bastante nebulosidade, principalmente para as regiões do Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de trovoadas, podendo ser forte, no período da tarde/noite. Devido ao tempo fechado, as temperaturas permanecerão baixas ao longo do dia.
Nesta terça-feira, 2, as instabilidades permanecem atuando em todo estado, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Durante o período da tarde, a chuva ganha força, acompanhada de raios e rajadas de vento forte. A previsão é que os acumulados de precipitação serão mais elevados, nas áreas do Planalto Sul e Litoral Sul, devido à persistência da chuva.
Na quarta-feira, 3, ainda existe condição de pancadas de chuva na madrugada, podendo ser forte, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. A partir da manhã, a chuva perde força, porém o dia ainda deve ser marcado por bastante nebulosidade e há condições para chuva fraca nas primeiras horas do período. Destaca-se a queda brusca das temperaturas, a partir da tarde e, principalmente à noite, com ventos de quadrante sul.
A tendência para quinta-feira, 4, é de tempo firme, porém com temperaturas muito baixas e sensação de muito frio. Já para sexta-feira, 5, a nebulosidade aumenta, devido à atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, transportando umidade do mar para o continente, reforçando alguns momentos com previsão de garoa. Devido à presença de ar muito frio acumulado até os médios níveis da atmosfera, existe a possibilidade de uma chuva congelada e neve nas áreas altas das regiões oeste, planalto sul do estado. Ressalta-se que os ventos intensos nestes dias podem provocar a condição de mar agitado e uma possível ressaca.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.