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Projeto orienta sobre equilíbrio nas refeições em escolas públicas de SC

Descasque Mais Desembale Menos é o desafio dos estudantes das escolas estaduais de Santa Catarina neste semestre. A intenção é disseminar hábitos saudáveis também entre as famílias. Foto: Divulgação/Risotolândia

Publicado em 18/04/2019
Uma alimentação saudável inclui o equilíbrio entre proteínas, gorduras boas, carboidratos, fibras, vitaminas, água e sais minerais. Estes itens podem ser encontrados em grãos, verduras, legumes, frutas e devem fazer parte das refeições diárias de todos, principalmente de crianças e jovens em processo de aprendizado. 
 
Com o objetivo de educar e estimular os estudantes da rede pública estadual em Santa Catarina a fazer escolhas mais benéficas na hora das refeições, as nutricionistas da Risotolândia, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), desenvolvem, neste semestre letivo, o projeto Descasque Mais Desembale Menos.
 
“A partir do momento em que são trabalhados hábitos diferentes no ambiente escolar, os estudantes acabam sendo multiplicadores, levando para casa e disseminando novas práticas saudáveis”, ressalta o diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola.
 
Os alunos recebem orientação durante o intervalo das aulas e o conhecimento é reforçado pelos professores em atividades diárias e pela equipe da Risotolândia no momento das refeições escolares, que priorizam alimentos menos industrializados.
 
A nutricionista da Risotolândia, Renata Maluly, destaca que uma atitude diária simples, como a de comer uma fruta, que pode ser descascada ou até consumida integralmente, na hora do lanche, pode trazer benefícios tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. 
 
"Quando se dá preferência aos produtos in natura ou minimamente processados, o organismo fica mais saudável e cheio de energia. Além disso, o resíduo da casca é orgânico, podendo ser reaproveitado, sem gerar mais lixo para o planeta” explica. “Os melhores alimentos são aqueles que não têm rótulos, não precisam de embalagem e dispensam lista de ingredientes”, reforça.  
 
Reforço e estímulo
 
Durante o intervalo orientativo, as nutricionistas da Risotolândia fazem uma abordagem individual de cada aluno para explicar o projeto e entregam folhetos educativos que podem ser levados para a discussão em casa, com a família. O trabalho também envolve atividades lúdicas, de interação entre os estudantes, com o objetivo de fixar, na prática, os conhecimentos recebidos.
 
Renata explica que, muitas vezes, os lanches industrializados vêm de casa, enviados pelos próprios pais, que buscam alternativas mais práticas. “É comum encontrarmos salgadinhos, chocolates e biscoitos recheados nas lancheiras e mochilas das crianças, por isso, ficamos muito satisfeitos quando eles contam que transmitem os conhecimentos em casa, contribuindo para renovar também os hábitos entre a família e reduzindo as chances de problemas futuros de saúde, como hipertensão ou diabetes”, conclui a nutricionista.