Projeto OAB por Elas oferece amparo gratuito para mulheres vítimas de violência
Na noite dessa segunda-feira, 07, a vice-governadora Marilisa Boehm pediu o apoio dos colegas profissionais de Direito para a participação de advogadas e advogados no projeto OAB por Elas, que oferece amparo gratuito às mulheres em situação de violência em Santa Catarina. O apelo foi feito durante um debate realizado na sede estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, em Florianópolis, sobre os desafios da aplicação da Lei Maria da Penha após 17 anos de vigência da legislação.
O evento foi uma das atividades programadas pela OAB para agosto, reconhecido como Mês da Advocacia. Fundadora da primeira Delegacia da Mulher em Joinville e Delegada Regional, Marilisa falou para uma plateia com cerca de 150 pessoas, com ampla maioria formada por advogadas. Ela citou a importância do voluntariado para a iniciativa. “Se coloquem à disposição para, por exemplo, uma vez por semana fazer uma mediação, atender uma família, uma mulher, dar esperança. Essa sempre foi minha luta quando fui delegada e continua sendo agora como vice-governadora”, explicou.
As Salas Lilás são uma iniciativa da Polícia Civil de Santa Catarina e devem ser instaladas em todas as delegacias do Estado. Trata-se de um local onde as mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência são acolhidos de modo mais humanizado e individualizado. De acordo com a vice-governadora, as salas também serão o local de funcionamento do projeto OAB por Elas.
Governo de SC lança novo formato para repasses de recursos aos municípios
Além da vice-governadora, o painel contou mais três palestrantes. Falaram também a delegada Patricia Zimmermann D´Ávila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescentes, à Mulher e ao Idoso (DPECAMIs), a capitã Karla Beatriz Lima de Pontes Medeiros, subchefe da Secretaria de Programas Institucionais da Polícia Militar de Santa Catarina e o juiz de Direito Marcelo Carlin.
No painel da Comissão da Mulher Advogada participaram Luciana Uller Marin, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal de Segurança Pública, Rejane Sanches, conselheira da OAB Nacional e vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e Mário Delgado, especialista em Direito Processual Civil. Durante o painel da Comissão OAB por Elas palestraram a juíza de Direito Ana Luisa Schmidt Ramos, a delegada de Polícia Inara Drapalski e a defensora pública do Estado de Santa Catarina Anne Teive Auras, coordenadora da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres.
Da redação
Para mais notícias, clique AQUI
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp