Projeto gratuito ensina programação de aplicativos para celular
Florianópolis conta com um novo curso voltado a quem quer aprender a programar aplicativos para celular. O Projeto Mão na Massa - Design e Desenvolvimento de Aplicativos é resultado da parceria entre o Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDISC), o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) e a empresa Cheesecake Labs. A iniciativa teve início em abril de 2017 e a primeira turma é formada por 10 alunos. As aulas acontecem todos os sábados das nove até o meio dia.
O projeto é continuação de outra iniciativa do CDISC, o Aprendendo a Programar, que ensina a linguagem da programação de jogos para jovens de baixa renda que têm entre 14 e 20 anos. O objetivo do Mão na Massa é continuar esse apoio e desenvolver mais competências dos alunos na área de programação. No curso, isso é realizado por meio da criação de aplicativos para mobile com o sistema Android. As aulas são realizadas em espaço cedido pelo CELTA e designers e desenvolvedores da Cheesecake ministram o conteúdo.
Agora estão em desenvolvimento duas ideias de aplicativos: o “Onde Tem” e o “E hoje”. O primeiro tem como objetivo disponibilizar o acesso e divulgação de cursos gratuitos em Florianópolis, aumentando assim a visibilidade de cursos que nem sempre possuem divulgações amplas. Já o segundo aplicativo em desenvolvimento possibilita a criação e divulgação de eventos ou encontros. As pessoas que fazem parte da lista de contatos do seu celular terão acesso a sua lista e vice-versa.
A ideia é abrir o curso para novas turmas após a conclusão da primeira. “Os alunos têm mostrado bastante interesse e os professores também têm gostado muito do processo e da experiência. Temos expectativas de abrir novas turmas, de níveis mais avançados e básicos”, afirma Cássio Goulart, responsável da Cheesecake Labs pelo projeto.
Sobre o Aprendendo a Programar
O curso Aprendendo a Programar tem como objetivo ensinar a linguagem da programação para jovens de baixa renda que têm entre 14 e 20 anos. O projeto acontece em Florianópolis e é voltado para a área de games. Nele, os alunos adquirem mais conhecimentos sobre a área, desenvolvem um jogo para Web e sistema Android e se qualificam para um mercado de trabalho em expansão.
O curso tem duração total de 160 horas e é gratuito.
Da Redação