Prepare uma lancheira nutritiva para as crianças
Preparar a lancheira das crianças é uma das tarefas cotidianas para boa parte das famílias com filhos em idade escolar. Mas, depois de uma jornada cansativa de trabalho, bolar um lanche apetitoso, rápido, saudável e que atenda às necessidades nutricionais compatíveis com a proposta dessa refeição ligeira exige algum conhecimento e uma pitada de criatividade.
A nutricionista Tatiana de Vuono ajuda a retomar a rotina e voltar às aulas com muita disposição. "Uma alimentação saudável faz com que a criança cresça e se desenvolva melhor. Quando bem nutrida, consegue aprender melhor, tem melhor desempenho escolar, mais facilidade de concentração e fica menos doente, já que seu sistema imunológico está forte para defendê-la", destaca.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o correto é que criança coma um alimento fonte de carboidrato, uma fruta, uma proteína e uma bebida nesses intervalos. Para facilitar, é importante ter um planejamento. "Uma boa tática é montar um cardápio da semana preenchendo com opções saudáveis", ensina a nutricionista.
Mas o que são boas opções de carboidratos, proteínas e frutas?
Carboidratos: São boas fontes de energia. Dê preferência aos integrais ou ricos em fibras, que aumentam a saciedade da criança e melhoram a saúde intestinal, como por exemplo:
- Pães caseiros para o preparo de sanduiches.
- Cookies integrais
- Pipoca caseira ou Milho cozido
- Oleaginosas como as castanhas, nozes e macadâmias
- Cereais nutritivos como aveia, farinha de linhaça, chia, quinoa em flocos, amaranto
- Panquecas caseiras
- Tapioca com chia
- Mingau nutritivo
- Para adoçar: Mel, agave ou melaço de cana.
CUIDADO: bolachas, biscoitos, bisnaguinhas e bolinhos prontos são produtos que podem conter ingredientes ruins para a saúde dos pequenos como muito açúcar e gordura vegetal hidrogenada.
Proteínas: São nutrientes necessários para o organismo produzir partes essenciais do corpo, como músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo. Boas fontes proteicas são:
- Queijos como cottage, ricota, queijo minas frescal
- Iogurte integral
- Leite integral
CUIDADO: na escolha dos iogurtes. Escolha os sem sabor e com poucos ingredientes. Os básicos com 2 ingredientes são os melhores, apenas leite integral e fermento lácteo.
Frutas: Excelente fonte de vitaminas e minerais. A escolha da fruta deve considerar características regionais, custo, hábitos alimentares da família e estação do ano.
- Fruta in natura. Você pode cortar em formato de estrela, carrinho, coração, bichinho e etc. Utilize formas de alumínio para o corte.
- Fruta seca. Como a fruta seca tem pouca água e uma concentração maior de frutose, não esqueça de oferecer bastante líquido junto com a refeição.
- Para beber: água é fundamental. Além de suco de fruta (natural e de preferência não coado) e água de coco, que hidrata e é rico em minerais. Mas atente-se aos ingredientes. O ideal é que dentro da caixinha tenha apenas água de coco.
- Geleia sem açúcar. Não utilize geleias com açúcar e adoçantes artificiais.
Fonte: nutricionista Tatiana de Vuon, a convite da água de coco Obrigado.
Da redação