'Praia Limpa é a Nossa Praia' acontece neste sábado, 12, no Parque Estadual do Rio Vermelho
Linda, imensa, diversa, rica, porém ameaçada. Assim é a vida marinha. Em decorrência da ação humana, os oceanos e todos os seus ecossistemas pedem socorro. Segundo a ONU, em pouco mais de duas décadas foram coletados mais de 50 milhões de bitucas de cigarros nos mares. A cada ano são despejados 8,8 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos. Mais de 80% da poluição marinha é derivada das atividades terrestres, seja pelo despejo de esgoto diretamente nas águas, seja pelo descarte incorreto dos resíduos.
No entanto, esta poluição não afeta apenas a biodiversidade marinha. Nós, seres humanos, também somos prejudicados pela poluição que nós mesmos produzimos. Por isso, não há como se omitir desta realidade. Não há como ficar de fora desta luta. Não há como deixar apenas para os outros aquilo que é papel de cada um de nós.
Desta forma, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Associação ECO PAERVE, promove neste sábado, 12/01, o evento "Praia Limpa é a Nossa Praia". Das 9h às 12h, o Parque Estadual do Rio Vermelho, um dos locais de vegetação mais preservada da Grande Florianópolis, será palco de diversas atividades. Entre elas destacam-se ações de conscientização ambiental com ensinamentos sobre o descarte adequado dos resíduos, conduta consciente dentro de uma Unidade de Conservação, distribuição de copos ECOS, além de trilhas, tudo em meio à natureza.
O evento conta com o apoio dos seguintes parceiros: AMORV- Associação de Moradores do Rio Vermelho, ABARÈ- Associação Amigos do Parque, Route Brasil, Comcap, PMF, South to South, R3 Animal, SOS Moçambique, ASM- Associação Surfe do Moçambique- Haras Ypê.
Da redação