00:00
21° | Nublado

Médico oftalmologista deve ser consultado em todas as etapas da vida

Foto: Reprodução

Publicado em 07/05/2019

Dia 7 de maio, é o dia do médico oftalmologista, profissional fundamental no diagnóstico de possíveis doenças e problemas oculares. No entanto, é mito acreditar que esses profissionais só devam ser procurados por pessoas que usam óculos ou que tenham

alguma doença. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados ou tratados se um médico tivesse sido consultado regularmente.

As pessoas precisam ter consciência que a visão corresponde a 75% a 80% da nossa relação com o mundo. De todos os sentidos, a visão é que merece um cuidado diferenciado e não pode ser negligenciada em nenhuma fase da vida. Por isso, o acompanhamento deve começar ainda no berçário.

Crianças

Segundo dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) 33 mil crianças são cegas por doenças que poderiam ter sido evitadas ou tratadas, outras 100 mil têm alguma deficiência visual. Por isso, o teste do olhinho precisa ser feito em todos os recém nascidos. É esse exame que vai identificar se os olhos do bebê são iguais, se eles brilham de forma similar e se a criança não tem nenhuma doença, como a catarata congênita - quando a criança nasce com ela - por exemplo. Neste caso, o bebê pode ser operado em seguida e passa a enxergar normalmente.

Não apresentando nenhum problema, a criança deve voltar a ser examinada até os três anos de idade, quando os problemas visuais ainda podem ser resolvidos com mais facilidade.O difícil é quando a criança chega no consultório com sete anos de idade com um problema que ela trouxe desde recém nascida, às vezes, tardiamente, aí não dá pra resolver mais.

Para crianças com problemas visuais como miopia, astigmatismo, a recomendação é ir ao oftalmologista semestralmente. Isso porque, de acordo com o médico, ela está em fase de crescimento e pode haver necessidade de adequação dos óculos.

Adultos

Nos adultos o ideal é que uma consulta seja realizada antes do exame de habilitação, aos 18 anos, e o acompanhamento pode ser feito toda vez que o documento tenha que ser renovado. Pessoas com pressão alta, problemas com colesterol e outras doenças que podem afetar a visão, precisam fazer um exame anual. Através desse exame vai dar pra saber se os problemas de saúde que essa pessoa tem estão agredindo a visão ou não.

Idosos

Nesta faixa etária, os pacientes devem procurar atendimento ao menos uma vez ao ano, caso não haja nenhum problema. Para pessoas com catarata, problemas ligados a diabetes, reumatismos, o ideal é consultar um oftalmologista de seis em seis meses.

Nessas consultas, conseguimos fazer exames mais aprofundados para ver se a diabetes está agredindo o olho, se há pressão nos olhos e, principalmente, checar as alterações chamadas de degeneração macular que estão diretamente relacionadas à idade e que faz com que haja perda da visão central. Uma pessoa que tem problemas assim, vai precisar fazer exames regulares e muito específicos para não perder a visão de forma irreversível.

Fonte: Luiz Barboza Neto, oftalmologista e diretor do Hospital da Visão Santa Catarina