00:00
21° | Nublado

Em almoço do LIDE SC comandante da PM destaca estratégias de combate à violência

Coronel Araújo Gomes frisou como a tecnologia tem sido utilizada para redução de indicadores no Estado. Foto: José Somensi/Divulgação

Publicado em 12/09/2019

Santa Catarina se destaca nacionalmente na área de segurança pública de acordo com dados fornecidos pelo comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Araújo Gomes, no almoço-debate promovido pelo LIDE Santa Catarina. O evento nesta terça-feira (10) reuniu lideranças empresariais e autoridades na Fiesc, em Florianópolis.

Entre as razões que levam Santa Catarina a estar no topo do ranking realizado pela Folha em 2018 sobre segurança pública, além de apresentar redução considerável nos dados de violência no comparativo com anos anteriores, está o reposicionamento da Polícia Militar. A corporação integrou novas tecnologias e práticas às ações cotidianas com a criação, por exemplo, do Colegiado Superior de Segurança que soma esforços com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias.

Com isso, pautas importantes são debatidas rapidamente e de forma mais eficiente. A reestruturação da Polícia Militar passou também por uma revisão da missão, focando esforços na presença e proteção à sociedade de modo cada vez mais inteligente. “O modelo de segurança pública que implementamos aqui em Santa Catarina foca em controlar a criminalidade, reduzindo o medo da população. Porque não adianta reduzir os indicadores se isso não impactar na vida das pessoas”, reforça o comandante. Neste ano foram registrados pelas guarnições em todo o Estado 49 mil furtos, aproximadamente três mil a menos do que no mesmo período do ano passado. Houve queda também no número de homicídios e latrocínios.

Pioneira no país a Polícia Militar catarinense deve concluir nos próximos dias a instalação de câmeras corporais acopladas às fardas dos agentes. O recurso é importante para garantir a segurança da população e policiais. “Nos próximos 40 dias todas as equipes terão câmeras corporais que farão a filmagem, garantindo transparência e segurança jurídica. Esse projeto não tem precedentes nesta escala no País”, destaca. A corporação já faz uso de outras tecnologias como os tablets, o que causa uma redução de até 50% no tempo de atendimento ao cidadão.

Para o presidente do LIDE Santa Catarina, Wilfredo Gomes, é preciso que haja investimentos cada vez maiores em segurança pública. “Vemos que o trabalho que está sendo realizado em Santa Catarina é realmente único, com reflexos extremamente positivos para a população. A forma como a violência tem sido combatida aqui precisa servir de exemplo para outros Estados”, afirma.

O LIDE Santa Catarina reúne líderes empresariais para promoção de debates e networking.

Da Redação