00:00
21° | Nublado

Corpo de Bombeiros forma 14 novos profissionais que serão distribuídos em sete cidades em SC

Foto: Divulgação/CBMSC

Publicado em 12/04/2019

Um reforço importante para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Na manhã desta sexta, 12, foram formados 14 aspirantes a oficial da corporação. Os profissionais bombeiros militares serão distribuídos para 7, dos 14 batalhões do Estado.

Durante os próximos 6 meses os aspirantes atuarão em batalhões nas cidades de Chapecó, São José, Florianópolis, Joaçaba, Lages, Xanxerê e Canoinhas, para complementar as lições de comando, administrativo e operacional, aprendidas durante o curso de formação. A classificação final do curso, de acordo com as notas dos alunos, é que possibilita a eles a escolha das vagas. A necessidade de profissionais em cada batalhão é definida após análise do Comando Geral da instituição.

“Os aspirantes irão para os Batalhões e atuarão em todas as atividades do quartel, aonde serão avaliados durante o período de estágio”, exalta o Comandante-Geral, coronel BM Edupércio Pratts.

A solenidade de formatura aconteceu em Florianópolis, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, com a presença dos aspirantes, familiares e autoridades.

“Como instrutor de educação física militar, foi um grande desafio planejar e dimensionar o treinamento para um público como este, submetido à privação de descanso e estresse psicológico diário” destacou a Capitão BM Natália, paraninfa da turma, em seu discurso. Ainda, a oficial colocou que “é essencial atenção para a tomada de decisão em suas carreiras”, e destacou que “não há ocorrências simples. Não menosprezem nenhum atendimento”.

Esta é a primeira turma de Oficiais formada no Governo Moisés e Daniela Reinehr.

Entrega de medalhas

Durante a solenidade de formatura também foram entregues medalhas aos bombeiros militares que se destacaram em atuação na atividade de segurança contra incêndio e pânico, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e mérito comunitário. Além disso, bombeiros que completaram 20 e 30 anos de serviço também receberam a homenagem em forma de medalhas.

A quantidade de medalhas para homenagem são limitadas por normativa, portanto a honraria é rebecida após indicação e análise de uma comissão própria, que passa pelo crivo do Comandante-Geral e do SubComandante-Geral da corporação.

Foram 16 medalhas entregues na data de hoje. Segundo o Cel BM Charles Alexandre Vieira, SubComandante-Geral do CBMSC, mais medalhas serão entregues no decorrer do ano: “as medalhas serão distribuídas para que os militares, os civis, autoridades e personalidades possam receber o honroso reconhecimento em todos os lugares do Estado, ao longo de 2019.”