Cidasc abre inscrições para Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC
Estão abertas as inscrições para participar do “Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC”, organizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, em parceria com a Comissão de Produção Orgânica do Estado de Santa Catarina – CPOrg-SC. O evento ocorrerá durante a Semana Nacional do Alimento Orgânico, no próximo dia 1 de junho, a partir das 8 horas, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, em Florianópolis.
Na oportunidade, serão apresentados os resultados do Programa de Monitoramento dos Resíduos de Agrotóxicos em Produtos Orgânicos – MPOrg-SC. Esse monitoramento é uma das atividades desenvolvidas pela Cidasc mediante o Programa SC Rural (Projeto 127), da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – SAR, que foi desenvolvido com êxito desde 2012 e concluído em 2017.
Por meio do Programa SC Rural, a Cidasc realiza coletas, na produção e no comércio, de amostras de alface, repolho, banana, batata, cebola, cenoura, maçã, morango, tomate, pimentão, arroz, feijão e brócolis, em 90 municípios, que chegam ao consumidor sob o rótulo “orgânico”.
O trabalho de acompanhar e fiscalizar produtores, pontos de venda e empresas certificadoras de vegetais orgânicos acontece desde 2012 e, em média, 95% das amostras inspecionadas estão em conformidade com a legislação. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é considerado destaque nacional por sua amplitude, ao todo são monitorados aproximadamente mil produtores de vegetais orgânicos distribuídos em todas as regiões do estado. De 2012 a 2017 foram examinadas cerca de 1.700 amostras, metade delas coletadas no produtor e outra metade em pontos de venda.
Também serão apontados os resultados do Questionário Institucional sobre Alimentos Orgânicos, por meio dos quais saberemos o que pensam os produtores, técnicos, público consumidor e outros agentes envolvidos com o alimento orgânico. Essas informações serão úteis para a proposição de políticas públicas para o setor.
O Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, explica que as informações orientarão os trabalhos de análise de resíduos, identificando os pontos fortes e fracos na produção de orgânicos em Santa Catarina.
Inscreva-se para participar do Seminário clicando aqui.
Da Redação