Chuvas em SC: Taió é o segundo município a decretar estado de calamidade pública
Relatório da Defesa Civil, atualizado no fim da manhã desta terça-feira, 17, aponta que 133 municípios estão em situação de emergência, em decorrência das chuvas no estado. Além de Rio do Sul, o município de Taió, no Alto Vale do Itajaí, também decretou estado de calamidade pública. Já o número de municípios com registro de ocorrências permanece em 145. O estado tem seis mortes confirmadas em decorrência do evento climático que atinge Santa Catarina desde o dia 4 de outubro.
Estado tem mais de 26 mil desabrigados
Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família ao todo são 26.509 desabrigados em Santa Catarina. Hoje são 184 abrigos ativos atendendo as famílias que ainda não podem voltar para suas casas.
Equipes municipais da Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de órgãos federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.
Previsão do tempo: temporais se intensificam em SC
Atendimentos pelo Corpo de Bombeiros Militar
Destaque para as ocorrências de quedas de árvore e destelhamentos.
Atendimentos
*Ocorrências relacionadas com as chuvas registradas entre ontem, 16, e hoje, 17 de outubro:
105 atendimentos;
80 viaturas;
52 municípios;
126 bombeiros empenhados
Acumulado de ocorrências e recursos desde o dia 03/10:
1.865 atendimentos;
348 viaturas;
151 municípios;
1.476 bombeiros empenhados.
Estrutura no Alto Vale:
Posto de Comando; Batalhão de Ajuda Humanitária; 2 helicópteros; FTs: 02; 04; 08; 12; 13; 14. Caminhões da FT 03, 05 e 15. Caminhões para apoio no restabelecimento: Otacílio Costa, Timbó, Brusque, Blumenau, Sombrio, Navegantes, Palhoça, Xanxerê, Fraiburgo, Rio do Sul e Taió.
Previsão do tempo
A madrugada desta terça-feira, 17, ainda foi marcada por temporais em Santa Catarina, especialmente em áreas do Grande Oeste. Nas últimas horas foram registrados chuva forte, muitos raios, rajadas de vento severas (126 km/h em Alpestre e 100 km/h em Chapecó) e queda de granizo. Nas demais áreas, chuvas de fraca a moderada intensidade continuaram sendo observadas nesta manhã.
Nas próximas horas, permanece o risco elevado para temporais no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte. Essa condição, no entanto, também se estende para outras áreas do centro/leste e norte do estado. O risco é alto para ocorrências associadas às condições meteorológicas, especialmente nessas regiões.
Da redação
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045