00:00
21° | Nublado

Ações para humanizar o centro da Capital


Publicado em 24/07/2013

Lançado em parceria entre a Prefeitura da Capital e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Projeto Viva a Cidade tem a intenção de humanizar o centro histórico da Capital.

A primeira ação, na quinta-feira (25/7) prevê o fechamento de algumas ruas, a partir das 19h30, para que bares possam estender suas mesas e seu atendimento além do ambiente interno: nesta primeira fase participam o Gato Mamado (Rua Saldanha Marinho), a Kibelândia (Rua Victor Meirelles) e os estabelecimentos da Travessa Ratclif.

A segunda ação acontece no sábado (27/5) das 9 às 16 horas, com a 1ª Feira de Artes e Usados do Centro Histórico. A base da programação será dada pelo comércio de usados já estabelecidos no Centro Histórico, em especial os sebos, brechós e os comerciantes de móveis usados, que, além de expor seus produtos, vão realizar diversas promoções.

Serão movimentadas diretamente as ruas João Pinto, Tiradentes, Antônio Luz, Victor Meirelles e suas transversais, aos sábados, como forma de humanizar aquele trecho do Centro Histórico.

Estão previstas ainda apresentações artísticas de boi-de-mamão e da banda centenária da Lapa, do Ribeirão da Ilha, entre outras atrações. O evento deverá acontecer todos os sábados.

Além da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Projeto Viva a Cidade conta com a participação da Secretaria de Cultura, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Secretaria Municipal da Saúde -Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, entre outros.

Ciclofaixa de domingo

Outro evento que promete movimentar a cidade é a Ciclofaixa de Domingo, que vai começar a funcionar no domingo (28/7) entre 8 e 17 horas, ligando a praia de Itaguaçu até a Av. Beira Mar Continental, reservando a faixa da direita da via pública, do lado do mar, para o tráfego de bicicletas, e proporcionado momentos de lazer e entretenimento para toda a comunidade. Esta programação deve estender-se por todos os domingos.

Da Redação