Defesa Civil alerta para risco muito alto de deslizamentos em algumas regiões de SC
Santa Catarina tem 149 municípios com registro de ocorrências em função das chuvas, desde o dia 4 de outubro. Até o momento, 133 municípios estão em situação de emergência e as cidades de Rio do Sul e Taió em estado de calamidade pública. O novo relatório da Defesa Civil divulgado às 18h dessa terça-feira, 17, também destaca mapas de monitoramento meteorológico que apontam volumes de chuvas acima do esperado na primeira quinzena de outubro; as condições geológicas no estado, com regiões com risco muito alto para deslizamentos devido ao solo encharcado pelo acumulado de chuva; e um aviso hidrológico com previsão de inundação dos rios Uruguai e Chapecó.
As equipes do Governo do Estado seguem prestando auxílio aos atingidos. Atuam equipes municipais da Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de órgãos federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal. Até o momento o Governo do Estado enviou 92.324 itens de assistência humanitária para 26 municípios.
Mapa geológico aponta risco muito alto para deslizamentos em algumas regiões
As condições de chuvas volumosas e intensas entre a segunda-feira, 16 e terça-feira, 17, associadas aos acumulados elevados de chuva na última semana, trazem risco alto a muito alto para ocorrências associadas a deslizamentos, queda de blocos e fluxos de detritos.
Risco ALTO para deslizamentos: Regiões do Oeste e Meio Oeste principalmente áreas em divisa com o Rio Grande do Sul e todo litoral de Santa Catarina e parte da Grande Florianópolis.
Risco MUITO ALTO para deslizamentos: Municípios do Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e Planalto Sul.
Após as chuvas: Ministro Alexandre Padilha virá a SC
Já foram registradas ocorrências de deslizamentos em todas regiões de Santa Catarina, por isso, cabe destacar que as movimentações podem se desencadear mesmo em períodos sem a presença de chuva. Devido ao solo já encharcado e a diminuição dos níveis de água, o solo busca estabilidade podendo haver movimentações tardias.
A Defesa Civil reforça para a população ficar atenta a sinais de deslizamentos de terra:
- Se há inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
- Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
- Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
- Rachaduras ou fendas em encostas;
- Rachaduras novas nas paredes;
- Portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente;
- Muros e paredes estufadas;
- Estalos;
- Águas mais barrentas que o normal.
Aviso hidrológico
O relatório da Defesa Civil destaca ainda um aviso hidrológico de risco de inundação dos rios Uruguai e Chapecó. As chuvas ocorridas entre a segunda e esta terça-feira em toda a região Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, fizeram com que o nível do rio Uruguai e seus afluentes aumentassem rapidamente. Essa elevação associada à previsão de chuva ao longo desta terça, traz risco muito alto para as inundações, podendo atingir os municípios de Itapiranga, Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Caibi e Mondaí.
Nas últimas 24 horas foram registrados em média acumulados de chuva superiores a 90mm nas áreas de contribuição das Bacias Hidrográficas dos Rios Uruguai e Chapecó, com pontuais que superaram isso, como em Chapecó que registrou 144mm.
Da redação
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045