Defesa Civil afirma que barragem de José Boiteux pode verter ao longo desta sexta-feira
A Defesa Civil de Santa Catarina monitora o nível da Barragem Norte, em José Boiteux, que atingiu a cota de 96,5% da sua capacidade e deve verter ao longo desta sexta-feira, 13. De acordo com o monitoramento técnico falta apenas cerca de um metro para a água retida alcançar o vertedouro da Barragem. É importante destacar que o vertimento de barragens é uma operação controlada e monitorada de perto por equipes técnicas.
A barragem é projetada de forma estrutural para ir esvaziando o excesso de água de seus reservatórios pelo vertedouro. O fim das três séries de chuva forte deve fazer a barragem parar de verter em um curto espaço de tempo.
É um processo semelhante ao que já aconteceu nas barragens de Taió e Ituporanga, por conta do imenso volume de chuva das últimas semanas. Mesmo assim, as duas estruturas seguraram até 125% do volume do reservatório, ajudando a reduzir o nível dos rios e os impactos das cheias no Vale do Itajaí.
Consequências das chuvas: sobe o número de municípios com ocorrências em SC
Um vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura foi realizada no local e confirmou a segurança de todas as estruturas que compõem a barragem de José Boiteux, que voltou a ser operada pelo Estado neste ano.
Com o cessar das chuvas, os níveis dos rios em José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau continuam em recessão, situação que deve se manter ao longo dos próximos dias, mesmo com o vertimento da barragem. É possível que o nível do rio em José Boiteux tenha uma pequena elevação, porém não representa qualquer risco de inundação para o município.
Da redação
Variação de nuvens e chuva nos próximos dias em Santa Catarina.
Confira a previsão do tempo, de acordo com a Epagri/Ciram:
Sábado (14/10):
Tempo: mais nuvens com chuva fraca e ocasional no início e fim do dia na Grande Florianópolis e norte de SC, mais encoberto e chuva por períodos mais prolongados no Litoral Norte. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, sol com mais nuvens e chuva isolada na tarde e noite.
Temperatura: baixa em relação aos dias anteriores devido ao vento sudeste no período da madrugada e manhã, e agradável à tarde, devido à nebulosidade. Em Florianópolis, mínima de 18º e máxima de 20º.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: alta pressão (massa de ar frio e úmido) e áreas de baixa pressão (cavado) sobre o RS e SC.
Consequências das chuvas: sobe o número de municípios com ocorrências em SC
Domingo (15/10):
Tempo: a chuva retorna ao estado no decorrer de domingo, com temporais isolados na madrugada e amanhecer no Extremo Oeste, Oeste e parte do Meio-Oeste e estendendo-se às demais regiões no final da manhã e restante do dia. Os temporais estarão acompanhados de raios, granizo e rajadas de vento forte.
Temperatura: amena, pela cobertura de nuvens. Em Florianópolis, mínima de 19º e máxima de 21º.
Vento: nordeste, com variações de leste no Litoral Norte e Grande Florianópolis fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Segunda-feira e terça-feira (16 e 17/10):
Tempo: encoberto com chuva, intensa persistente e com totais elevados em todas as regiões de SC, especialmente do Extremo Oeste ao Planalto e no Alto Vale do Itajaí, devido a áreas de baixa pressão e passagem de frente fria por SC. Há risco de temporais com raios, granizo e rajadas de vento forte no domingo.
Temperatura: com pequena elevação na segunda-feira e amena no restante do período. Em Florianópolis, mínima de 17º e máxima de 25º.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Fonte: Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)
Da redação
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via W