00:00
21° | Nublado

Artista Ruchita propõe imersão sensorial inspirada em Clarice Lispector

Artista Ruchita propõe imersão sensorial inspirada em Clarice Lispector
Data: 17/10/2025

O Instituto Internacional Juarez Machado recebe, a partir do dia 17 de outubro, às 18h, a exposição “Todo momento de achar é um perder-se a si próprio”, da artista Ruchita, com curadoria de Kamilla Nunes.

Inspirada na emblemática frase do livro A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector, a mostra convida o público a uma experiência imersiva que transita entre introspecção e coletivo. Assim como G.H., protagonista da obra, que se vê tomada por uma profunda incompreensão da vida, Ruchita conduz os visitantes por um fluxo sensorial que se move entre a visceralidade e a poesia, questionando a natureza do humano, do tempo e do divino.

A exposição reúne obras produzidas entre 2018 e 2024, explorando linguagens diversas, como videoarte, instalação, fotografia e performance. Em cada trabalho, a artista entrelaça tempos, espaços e materiais, criando vazios que, paradoxalmente, se revelam cheios de significado. As temáticas abordadas — memória, esquecimento, fragilidade e ressonância — dialogam com as inquietações filosóficas presentes na narrativa espiralada e sensorial de Clarice Lispector.

Uma travessia sensorial e emocional

“Todo momento de achar é um perder-se a si próprio” propõe uma travessia sensorial e emocional que desafia certezas e instiga o público a refletir sobre a existência como um campo de forças em constante transformação. A exposição é um convite a sentir e habitar o inominável, a perceber o visível em articulação com o indizível e a construir cumplicidades em meio à fragilidade e à intensidade do estar vivo.

A mostra conta com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e tem produção da MAF Economia Criativa.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI