00:00
21° | Nublado

Realidades Possíveis revela novas dimensões da arte contemporânea

Realidades Possíveis revela novas dimensões da arte contemporânea
Data: 09/10/2025

Um encontro entre três poéticas que investigam o tempo, a matéria e as múltiplas formas de construir sentido por meio da arte contemporânea é o que buscam os artistas Maria da Xilo, Dennis Moreno e Lucy Pina na exposição “Realidades Possíveis”. Com curadoria de Jorge A.S. Bucksdricker, a mostra, que propõe diálogos entre o efêmero e o permanente, o simbólico e o concreto, o abstrato e o figurativo, pode ser visitada até 8 de novembro na Galeria Lama, em Florianópolis.

A exposição apresenta cerca de 50 obras em xilogravura, assemblages e pinturas, reunindo três experiências visuais que se cruzam na construção de sentidos plurais. Maria da Xilo (Nichollas) apresenta trabalhos que exploram a força construtiva da cultura popular e sua dimensão coletiva, utilizando a xilogravura como suporte e expressão. Lucy Pina traz obras que transitam entre o figurativo e o abstrato, revelando um corpo que se transforma e se reinventa, como uma metáfora para a própria experiência da criação. Já Dennis Moreno apresenta assemblages que dialogam com o imaginário pop e com os arquétipos míticos, propondo um jogo de suspensão entre o tempo e o espaço. que dialogam com o imaginário pop e os arquétipos míticos, criando jogos de suspensão entre tempo e espaço.

A Galeria Lama está localizada na Rua João Pinto, 198 ou na Rua Antônio (Nico) Luz, 159, no Centro de Florianópolis/SC. A visitação da mostra é gratuita e pode ser feita de quarta a sábado, das 18h às 00h.

Programação

No sábado, dia 1º de novembro, às 16h, haverá visita guiada seguida de roda de conversa com os artistas e o curador da mostra. O encerramento da exposição “Realidades Possíveis”, no dia 8 de novembro, será marcado pela performance “AVE almas em fluxo”.

A partir das 20h, será apresentada uma performance que busca fazer uma reflexão sobre o cotidiano urbano a partir da estética do Realismo Fantástico. Com direção geral, artes visuais, iluminação e produção de Lucy Pina, a obra que traz a figura de uma ave como personagem central, atravessando paisagens criadas por corpo, canto, iluminação, vídeo-projeção e música ao vivo, conta com Humberto Böck na produção, Bruna Ferracioli na direção e preparação vocal, Núbia Maat na atuação, Monalícia Knob na trilha sonora e sonoplastia, Iguia Indra no figurino, Vitoria Vision no audiovisual, Jade Ferran na fotografia, Anderson Nepomuceno na audiodescrição e Diego de los Campos na mentoria em arte e tecnologia.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI