Exposição “AMARELO” transforma descarte em arte no Museu Casa de Campo
Colagens inéditas e premiadas do artista sR Lima serão apresentadas na mostra “AMARELO”, que ocupará o Museu Casa de Campo, em Rancho Queimado, entre os dias 7 e 31 de outubro. A exposição, com curadoria de Meg Roussenq, reúne obras que exploram a fragmentação das identidades sociais por meio da técnica da colagem analógica, marca registrada do artista visual.
Reconhecido por sua pesquisa sobre as identidades sociais, o colagista apresenta 10 trabalhos criados a partir do reuso de fragmentos de revistas descartadas, um processo meticuloso que transforma o descarte em narrativa visual, reafirmando a arte como manifesto sustentável e social.
Inspirada no pensamento de Voltaire em Cândido, o Otimista, a mostra insere o girassol como símbolo de potência, resistência e busca constante pelo lado da luz. “O amarelo, cor central da exposição, traduz essa energia vital ao convocar o público a refletir sobre pertencimento, pluralidade e o direito inegociável de ser diferente”, explica o artista.
Se em projetos anteriores sR Lima investigava as singularidades da diferença no corpo individual, em “AMARELO” sua pesquisa ganha expansão: são as identidades coletivas, os territórios e as comunidades que emergem como protagonistas.
Para o artista, mais do que uma exposição, “AMARELO” é também um manifesto sustentável e social. Ao transformar materiais destinados ao descarte em arte, sR Lima reafirma a colagem como linguagem potente e acessível. O projeto contempla ainda uma edição especial da CASA LIMA, ação social que levará crianças da região rural da cidade de Rancho Queimado ao universo criativo das colagens analógicas. A oficina de colagem será realizada no dia 10 de outubro.
“Com linguagem acessível e impacto simbólico, ‘AMARELO’ propõe um diálogo direto entre arte contemporânea, antropologia e vida comunitária, e convida o público a repensar seu olhar sobre identidade, coletividade e memória”, completa o Sr Lima.
O Museu Casa de Campo, espaço histórico onde o ex-governador Hercílio Luz costumava passar férias, localizado na Rua Ver. Paulo Sell, 428, bairro Taquaras, em Rancho Queimado, receberá a mostra “AMARELO” até o dia 31 de outubro. A visitação é gratuita e poderá ser feita de terça a sexta, das 13h às 17h e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
21° | Nublado