00:00
21° | Nublado

Você usa a cebola certa? Nutricionista explica as diferenças
Veja como a escolha da cebola certa pode transformar suas receitas

Você sabia que existem vários tipos de cebola e cada um tem um uso ideal na cozinha? (Foto: Pixabay)

Publicado em 20/02/2025

Fundamental na cozinha por proporcionar ainda mais sabor e um toque especial aos pratos, a cebola é utilizada como tempero em saladas e na preparação de inúmeras receitas. A cebola é uma das hortaliças mais antigas, com registros de cultivo no Egito há cerca de 4.000 anos e foi introduzida no Brasil durante a colonização portuguesa. No mercado existem vários tipos da hortaliça, mas com tanta variedade é comum que os consumidores fiquem confusos sobre qual tipo é mais benéfico e como utilizá-las da forma adequada em cada preparo. Para isso, Maira Viviani, nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, explica a diferença entre as cebolas e como incorporá-las em diferentes receitas.

Cebola branca
A mais comum na rotina dos brasileiros, a cebola branca tem uma textura crocante e sabor mais picante que os outros tipos. Com o potássio em sua composição, ela ajuda na função muscular e manter a pressão arterial no controle. É perfeita para saladas e pratos em que é servida crua ou ligeiramente cozida.

Cebola roxa
Conhecida pela cor vibrante e sabor suave, a cebola roxa é excelente para saladas, marinadas e pratos grelhados. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico, além da coloração marcante, que oferece um toque decorativo aos pratos.

Cebola amarela
A mais versátil entre os tipos da hortaliça, apresenta sabor suave e adocicado. A cebola amarela é produzida geralmente nos Estados Unidos, México e Espanha. É ideal para sopas, ensopados e pratos que necessitam de maior cozimento. Contém vitaminas do complexo B e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, sódio e ferro.

Cebola doce
Perfeita para anéis de cebola e na preparação de diferentes tipos de saladas, a cebola doce tem a suavidade devida ao baixo teor de enxofre e alto teor de água em sua formulação. A hortaliça possui quercetina, um pigmento encontrado naturalmente em muitos alimentos, que ajuda a combater o açúcar no sangue.

Cebola Chalota (Shallot)
A cebola Chalota é menor e mais delicada que as outras, com variedades como a French Red e a Dutch Yellow, apresenta um sabor adocicado, ideal para vinagretes, molhos e pratos refinados. Esse tipo ajuda a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Cebola pérola
Usada inteira em conserva, a cebola pérola apresenta um sabor suave e levemente adocicado, sendo uma fonte de fibras, vitaminas e minerais. Geralmente, a cebola pérola apresenta de 1 a 2 centímetros de diâmetro, o que a torna perfeita para pratos que pedem um toque mais delicado. É rica em antioxidantes, compostos sulfurados e flavonoides que contribuem para saúde cardiovascular e a imunidade.

Cebola verde
Também conhecida como cebolinha, a cebola verde apresenta boas quantidades de saponina, betacaroteno, fibras e vitamina C. É composta por bioativos que tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias. Na gastronomia, é perfeita para pratos que pedem frescor sem a intensidade da cebola madura. Ela tem um sabor suave e levemente adocicado, sendo usada em saladas, sopas, refogados e como guarnição.

Para obter todos seus benefícios, depende da quantidade ingerida. Assim, sempre consultar o profissional nutricionista.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI