Você sabe o que é?
Evento promove debate sobre consumo consciente dos alimentos
Desde outubro de 1980 a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) celebra o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, com o tema “Dietas Saudáveis para um mundo de #fomezero”, quer questionar a relação dos hábitos alimentares não saudáveis com o risco de doenças crônicas não transmissíveis e mortes em todo o mundo. Ao mesmo tempo, objetiva ampliar o acesso a alimentos nutritivos oriundos da agricultura sustentável. Para promover esse movimento em Florianópolis, o Observatório da Gastronomia realizou no dia 30 de outubro o circuito de palestras “Agroecologia na sua mesa – consumo consciente”, com a presença de profissionais que integram a cadeia produtiva da gastronomia.
A chef Isabel Hagemann falou sobre o poder de transformação dos alimentos, a exemplo da comunidade Monte Serrat, em Florianópolis, onde ela, voluntariamente, ministra oficinas culinárias para as moradoras. “É muito interessante perceber que o óbvio precisa ser dito, pois os hábitos da comunidade eram muito restritos. Comecei a ver o que as famílias comiam em casa e a partir daí criei receitas saudáveis para experimentarem novos sabores”, conta.
A gerente de Saúde e Assistência do Sesc Santa Catarina, Jéssica da Luz Pereira Pucci, destacou os resultados dos projetos Mesa Brasil Sesc, Sesc Saúde e Programa de Promoção de Saúde na Infância, que contribuem com as metas estabelecidas no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovido pela Organização das Nações Unidas intitulado "Fome Zero e Agricultura Sustentável". Esse ODS pretende acabar com todas as formas de fome e má-nutrição até 2030, garantindo o acesso suficiente a alimentos nutritivos, alcançando a segurança alimentar, melhorando a nutrição e promovendo a agricultura sustentável.
Agroecologia e alimentos orgânicos
Pedro Xavier da Silva, integrante do Movimento Slow Food, explicou a diferença entre a produção orgânica e o sistema agroalimentar: “a produção orgânica se preocupa única e exclusivamente com o viés ambiental, com questões relacionadas à utilização ou não de agrotóxicos e à utilização de sistemas produtivos sustentáveis. Já a agroecologia representa um sistema agroalimentar que envolve pautas políticas e relacionadas à horizontalidade na tomada de decisões, além de questões relacionadas ao meio ambiente. É um sistema muito mais denso, depende da inserção de um grupo produtivo numa rede”, disse.
Plataforma de compartilhamento
O Observatório da Gastronomia é uma plataforma online de acesso livre e gratuito que tem por objetivo o mapeamento e compartilhamento de informações e material referente à cadeia produtiva da gastronomia, envolvendo produção, pesquisas e difusão de dados e ações do setor público, privado, sociedade civil, universidades e organizações multilaterais.
Conheça mais sobre o projeto acessando AQUI.
Da redação