Uma viagem pelos terroirs de Bordeaux, Argentina, Chile e Austrália
O sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, preparou uma seleção especial, que é uma verdadeira rota cultural do vinho
Nascida do cruzamento natural entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc, a Cabernet Sauvignon se destaca por seus frutos pequenos e escuros, com pele grossa e pouca polpa, que resultam em vinhos de sabores e aromas marcantes. É uma variedade que equilibra de maneira singular acidez, taninos e fruta, e oferece uma experiência rica em nuances. O sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, selecionou cinco países que produzem de forma excepcional vinhos com a uva e que fazem parte do portfólio.
“Nos vinhos de Cabernet Sauvignon, predominam aromas de frutas vermelhas e pretas, como cereja, cassis, cacau e mirtilo, frequentemente acompanhados por notas de pimenta verde e eucalipto. Muitos desses vinhos também passam por barricas de madeira, por isso, têm camadas adicionais de aromas de baunilha, cravo, especiarias doces, chocolate e café.”, explica Gustavo.
Embora Bordeaux, na França, seja o berço dessa uva, o sommelier ressalta que regiões como Napa Valley, nos Estados Unidos, e Toscana, na Itália, se destacam na produção de Cabernet Sauvignon. Além disso, países como Chile, Argentina e Austrália são reconhecidos por produzir safras imponentes e de alta qualidade com essa variedade.
Bordeaux, França: começamos com um rótulo da região berço da Cabernet Sauvignon. O Calvet Varietal Cabernet Sauvignon é um vinho que expressa a tipicidade da casta com aromas típicos de frutas como cassis e cereja, e um equilíbrio notável em boca. Fresco e jovial, este vinho não passa por barrica de madeira, o que o torna ideal para acompanhar carne assada, massa com molho bolonhesa ou uma pizza de calabresa com queijo.
Argentina: a renomada enóloga Susana Balbo trabalha a Cabernet Sauvignon de forma excepcional, seja em cortes com Malbec, Petit Verdot e Cabernet Franc, ou em vinhos varietais. O CRIOS Cabernet Sauvignon é uma ótima opção, com pelo menos sete meses em barricas de carvalho francês. Ele é encorpado, com notas de frutas negras maduras, chocolate e especiarias, perfeito para acompanhar carnes vermelhas, feitas na churrasqueira, por exemplo, e queijos duros. Para uma experiência mais sofisticada, o Signatures Cabernet Sauvignon oferece uma concentração de frutas e taninos polidos, ideal para cortes específicos como ancho e prime rib.
Chile: a Viña Ventisquero oferece uma gama diversificada de vinhos à base de Cabernet Sauvignon. O Tantehue e o Clasico são opções frutadas e versáteis, perfeitas para uma tábua de frios. Já o Reserva Cabernet Sauvignon ganha complexidade com 10 meses de passagem em barricas de carvalho, harmonizando bem com carnes grelhadas e massas com molho encorpado. Para uma experiência premium, o Grey Single Block traz aromas intensos de cassis, cereja madura e cedro, com taninos aveludados, ideal para pratos como cordeiro assado.
Austrália: se a procura é por uma boa relação preço-qualidade, o Yellow Tail Cabernet Sauvignon é a escolha certa. Com seu estilo descontraído, é um vinho fresco e equilibrado, perfeito para o dia a dia. Experimente com um filé à parmegiana ou uma lasanha tradicional.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI