00:00
21° | Nublado

SABORES DA COZINHA - 1ª QUINZENA DE AGOSTO


Publicado em 11/08/2014

O quindim é nosso!

Há algum tempo já falei aqui na coluna sobre os doces conventuais. Você sabe o que são? São os doces à base de ovos, que surgiram nos conventos portugueses há séculos. As freiras precisavam das claras para engomar suas roupas. Então o que fazer com tantas gemas que sobravam? Desperdiçar, nem pensar; transformar em doces deliciosos foi a solução. Daí o nome conventual e a fama portuguesa com os doces a base de ovos.

E o quindim é um doce conventual? Sim, na sua origem, pois foi adaptado de uma receita portuguesa do doce brisa-do-lis. Delícia feita à base de ovos, açúcar e amêndoas.

Entre tantas outras coisas, os portugueses trouxeram para o Brasil suas receitas gastronômicas, mas algumas tiveram que ser adaptadas pela dificuldade em encontrar aqui os ingredientes originais. Foi o caso do quindim.

O coco, que chegou ao Brasil com os africanos, era abundante na região da Bahia, e as amêndoas eram raras e caras. Então, as cozinheiras dos senhores de engenho, escravas vindas da África, substituíram aquele ingrediente pelo coco. Surgiu assim o quindim, cujo nome, em um dialeto africano significa dengo ou encanto, por ser delicado e molinho.

Desta forma, esta delícia macia, doce e de cor amarelo ouro é portuguesa na sua origem, africana no nome e brasileira na sua essência. O quindim é um dos meus doces preferidos. Aprendi a fazê-los e está sendo um sucesso de venda lá no Ceres Azevedo Café.

Aí vai a receitinha para você. É fácil de fazer, mas delicado, precisa seguir os passos com atenção. Uma boa dica para fazer para o Dia dos Pais!

Um ótimo mês a todos e nos vemos em setembro!

Quindim

Ingredientes

-18 gemas coadas
-250g de coco ralado
-500g de açúcar
-60g de manteiga derretida

Modo de Fazer: Misture o coco com o açúcar e a manteiga derretida. Deixe descansar na geladeira por aproximadamente 6 horas. Acrescente então as gemas coadas e misture bem. Unte com manteiga as forminhas para quindim e polvilhe açúcar. Coloque dentro a mistura e leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 50 minutos a uma temperatura de 150°. Deixe esfriar e desenforme. E aí é só se deliciar!


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?