00:00
21° | Nublado

Qual parte do frango é mais saudável para sua alimentação?
Mais do que uma proteína versátil, o frango pode ser um verdadeiro aliado funcional da sua dieta

Escolher a parte certa do frango pode ser o diferencial entre uma alimentação comum e uma estratégia nutricional eficaz. (Foto: Divulgação)

Publicado em 10/04/2025

Celebrado na última segunda-feira, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde reforça, entre outras práticas, que a qualidade da alimentação vai além do que se come — mas também de como se escolhe os alimentos. O frango, uma das proteínas mais consumidas no Brasil, é um excelente aliado de uma dieta equilibrada.

Mas você sabia que cada parte do frango tem um valor nutricional diferente e pode atender a diferentes objetivos alimentares? Pensando nisso, a especialista Engenheira Alimentar da Tijuca Alimentos, Flaubênia Sara Maia, explica como cada corte pode beneficiar a saúde e ajudar na composição de refeições equilibradas.

Peito de Frango: O peito de frango é a parte mais magra da ave e contém um alto teor de proteína, essencial para o fortalecimento muscular e a recuperação pós-treino. Além disso, tem baixo teor de gordura, sendo uma excelente opção para quem busca emagrecimento ou uma alimentação mais leve.

Ideal para: Dietas de emagrecimento, atletas e quem busca refeições saudáveis e leves.

Coxa e Sobrecoxa: Embora tenham um pouco mais de gordura do que o peito, a coxa e a sobrecoxa contribuem para um sistema imunológico forte, além de serem ricas em ferro e zinco, minerais essenciais para fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde da pele e do cabelo.

Indicado para: Quem precisa reforçar a imunidade e garantir uma alimentação equilibrada sem abrir mão do sabor.

Asa de Frango: As asas do frango contêm colágeno, uma proteína essencial para a saúde das articulações, firmeza da pele e fortalecimento dos cabelos. Quando preparadas de forma saudável, podem ser uma opção saborosa e nutritiva.

Melhor para: Quem deseja fortalecer as articulações e cuidar da pele de forma natural.

Tulipa: Pequena no tamanho, mas rica em nutrientes, a tulipa, parte da asa do frango, contém um bom equilíbrio entre proteína e gordura, além de ser uma excelente fonte de cálcio e fósforo, essenciais para a saúde óssea.

Indicada para: Quem busca opções ricas em minerais para manter os ossos fortes.

Pescoço e Carcaça: Essas partes do frango são frequentemente usadas para caldos caseiros, pois possuem colágeno, minerais e aminoácidos essenciais, sendo uma excelente escolha para fortalecer o sistema imunológico.

Ideal para: Quem quer um caldo nutritivo e reconfortante, ideal para recuperação e fortalecimento da imunidade.

Coração de Frango: Pequeno mas poderoso, o coração de frango é rico em ferro, zinco e vitaminas do complexo B, nutrientes essenciais para a energia, a saúde do sangue e o bom funcionamento do organismo.

Melhor para: Quem busca uma fonte natural de ferro para combater a anemia e melhorar a disposição.

A especialista também reforça a importância da escolha consciente: “Muitas pessoas consomem frango regularmente, mas nem sempre sabem qual parte escolher de acordo com seus objetivos de saúde. A boa notícia é que o frango é uma proteína extremamente versátil, e cada corte pode trazer benefícios diferentes para a alimentação”, ressalta.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI















loading