Nutricionista aponta os benefícios do Pinhão, alimento presente na culinária catarinense
Com baixo teor de gordura e sódio, o pinhão funciona como fonte de energia
Com a chegada da época das festas juninas, um alimento ganha destaque em meio às comemorações: o pinhão. A iguaria é um símbolo tradicional cultural, sobretudo na região sul do Brasil e em parte do Sudeste.
Como exemplo dessa tradição, Santa Catarina recém realizou um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do Brasil, a Festa Nacional do Pinhão, que ocorre desde 1989, em Lages. A programação recebeu mais de 300 mil pessoas de todos os cantos do Brasil e do Estado. A coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de São José, Waleska Nishida, mestre em nutrição e doutora em saúde coletiva, aponta alguns dos benefícios do Pinhão à saúde.
“O pinhão, obtido a partir da semente da araucária, é rico em nutrientes essenciais, incluindo vitaminas, minerais e fibras. Esse alimento possui baixo teor de gordura e sódio e funciona como fonte de energia, além de poder ser consumido por qualquer faixa etária. Além disso, segundo estudos, o pinhão, possui alguns ácidos graxos (ômega 6 e 9), que auxiliam na redução do colesterol quando associados à uma dieta equilibrada e saudável”, indica.
Confira as dicas de Waleska:
Nutrientes essenciais: O pinhão é uma excelente fonte de vitamina C, um antioxidante que auxilia na proteção das células contra danos causados pelos radicais livres e fortalece o sistema o sistema imunológico.
Minerais: O alimento é uma boa fonte de minerais essenciais, incluindo magnésio, fósforo, potássio, cálcio e zinco. Esses minerais são importantes para a saúde óssea, função muscular adequada, equilíbrio eletrolítico e fortalecimento do sistema imunológico.
Fibras: O consumo de pinhão é uma excelente maneira de aumentar a ingestão de fibras na dieta. As fibras auxiliam na digestão, promovem a saciedade e ajudam a regular o funcionamento do intestino. Além disso, elas podem contribuir para o controle do peso e prevenção de doenças cardiovasculares.
Saúde digestiva: As fibras presentes no pinhão também beneficiam a saúde do trato digestivo, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino e auxiliando na prevenção de distúrbios intestinais, como constipação e síndrome do intestino irritável.
Ainda de acordo com a professora, o pinhão pode ser desfrutado de diversas maneiras, seja cozido, assado, em preparações doces ou salgadas. No entanto, é importante consumi-lo com moderação, pois é uma alta fonte de calorias.
Da redação
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045