Gastronomia em grande estilo à beira-mar de São José
Angra Bar e Restaurante tem de tudo: ambiente, espaço e gastronomia
A gastronomia em Florianópolis tem evoluído muitos nos últimos 20 anos, a ponto de já termos algumas referências nacionais que podem surpreender até mesmo paulistanos acostumados à boa mesa. E parece que a cidade vizinha, São José, segue o mesmo caminho.
Digo isso após uma grata surpresa. Meu filho Bernardo Soares, conhecido como Mustache, um mega influenciador digital na área da gastronomia com mais de 1 milhão de seguidores no YouTube e outros tantos milhões no Tik Tok e Instagram, convidou a mim e a sua mãe, a influencer Ceres Azevedo, para conhecermos um novo espaço em São José, o Angra Bar e Restaurante.
Eu ainda não conhecia, e nem tinha ouvido falar deste novo espaço que tem apenas 4 meses de operação, mas, como a indicação era do Mustache, lá fomos nós.
Já na chegada, a surpresa! Surpresa porque a localização é de tirar o fôlego. O Angra está praticamente sobre as águas do Oceano Atlântico. Para chegar de carro, vai-se até quase o Centro Histórico, para então retornar em direção à beira-mar de São José. O Angra está localizado antes de entrar nesta via, à direita.
Ambiente interno do Angra
O espaço é dividido em área interna e externa, ambas com decoração encantadora. Na interna, paredes vivas com charmosa iluminação com luminárias rústicas. A área externa é um luxo! À beira-mar, sem nada a frente além do mar! Lounges e mesas com estufas e até mantinhas para esquentar as pernas, um lugar espetacular!
Fomos recebidos pelo simpático chef executivo da casa, Filipe Duarte, contratado para dar ao espaço um conceito gastronômico diferenciado, o qual iremos abordar em seguida.
Mas, antes de falar da comida, vale mencionar os drinks da casa. O Bernardo, que também já foi barman nos EUA, e gosta de experimentar novos drinks, pediu o Passion 43, uma bela combinação de whisky com o licor 43 e suco de maracujá natural, um sabor e sofisticação único! Eu e Ceres escolhemos beber água. Mas a carta de drinks prometia, e muito!
Em seguida, o Filipe nos perguntou o que gostávamos de comer. “Quase tudo, menos miúdos e jiló (risos)”, respondi!
Então, após os brindes de boas vindas, o Felipe pediu as entradas com pescados. Vieram o Tiradito de peixe fresco com emulsão de coentro e mousse de cabotiá; em seguida, o ceviche com um delicioso molho de leite de coco, óleo de coentro e togarashi. Ainda vindo do mar, da ilha que é a maior produtora do Brasil, as ostras in natura com vinagrete e óleo de erva doce. Para finalizar, as entradas: um super especial steak tartare com maionese de ostras e grão de mostarda em conserva. Gente, e isso foram só as entradas! Nós que estávamos lá, experimentamos o sabor! Agora, escrevendo, estou já até salivando!
Tiradito
Ceviche
Ostras in natura com vinagrete e óleo de erva doce
Steak tartar
Ah, ainda veio mais uma entrada que o chef fez questão de comandar. O Bolinho de siri! Meus amigos, estava "dos deuses", até pra mim que não sou fã do sabor, àquele eu me rendi!
E, em seguida, passamos para os pratos principais. Foram três sugestões diferentes para compartilharmos.
Peixe grelhado com purê de abóbora cabotiá
Felipe comandou então um peixe grelhado com purê de abóbora cabotiá com cebola caramelizada, gremolata e molho de sumissô. Mas teve também um delicioso espetinho de polvo com camarão rosa, laqueados no molho char siu e, para encantar a todos, um arroz meloso de costela com maionese de alho assado. E como diria o mestre Mustache: "comer é bom demais!"
Espetinho de polvo com camarão rosa, laqueados no molho char siu
Arroz meloso de costela com maionese de alho assado
Pudim de leite bem generoso
Obs: Para a sobremesa, um delicioso pudim de leite em formato grande foi suficiente para todos compartilharmos!
O Angra dá um show em todos os quesitos de gastronomia, espaço e decoração! Desde a entrada, os ambientes, a área externa, a comida, tudo simplesmente espetacular! O único “senão”, mas que está a caminho de ser resolvido, é o estacionamento. Mas a simpática atendente dos carros direciona ou indica onde parar, e ainda fica de olho.
Texto escrito por Hermann Byron
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor
Hermann Byron
Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.
Ver outros artigos escritos?