00:00
21° | Nublado

Em busca de conhecimento
Cresce a procura por cursos e workshops sobre vinhos

Foto: Reprodução

Publicado em 17/09/2019

Nunca foi tão popular a procura por cursos e formação no mundo das bebidas como vinhos, cervejas, destilados e até mesmo o saquê. Já escrevi neste espaço sobre a profissão de sommelier, suas atribuições e como esse título é utilizado de forma exagerada e até mesmo errada por muitas pessoas. Hoje, meu objetivo é mostrar um mundo de conhecimento em vinhos, que não é necessariamente pelo caminho do serviço ou do trabalho no ramo e, sim, um conhecimento que é indicado para todos que gostam de vinho, de estudar, de novas descobertas e faz tudo isso por hobby.

Vejo cada vez mais consumidores enófilos que buscam algo mais do que um curso básico ou apenas participar de uma confraria. As formações da WSET (Wine & Spirits Education Trust), por exemplo, são um requerimento importante para quem trabalha na área, mas o conhecimento passado pelas aulas e pelo material pode ser utilizado por todos que buscam se aprofundar em novos temas, que gostam de estudar e estar sempre absorvendo informações. É um dos cursos que recomendo e tem tido cada vez mais procura.

Em formações como essa, além de degustar ótimos vinhos, aprendemos sobre geografia, história, geologia, agricultura, clima, entre outros tópicos muito interessantes. Essa importância para a indústria, somada ao interesse sobre o tema fez com que esse tipo de curso tivesse procura recorde nos últimos anos. Uma pesquisa internacional da WSET, que tem sede em Londres e completa 50 anos em 2019, identificou um aumento significativo na procura pelos seus cursos de especialização em vinhos, destilados e saquê nesse último ano acadêmico. Foram 108.557 alunos matriculados durante o ano, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. O CEO Ian Harris lembra que no primeiro ano foram 2 mil candidatos no Reino Unido e, hoje, eles superaram a marca de 100 mil alunos nos 75 países em que atuam.

Uma das provedoras dos cursos WSET no Brasil, a Enocultura, teve em 2018 mais de 1,4 mil alunos e espera um crescimento de 30% em 2019. Com crescimento em destaque e um alto índice de aprovação alto dos seus alunos, fizeram com que em 2017 ela recebesse o prêmio de Educator of the Year em cerimônia realizada na sede da WSET em Londres. Gosto de indicar cursos e workshops promovidos pela Enocultura, como WSET e French Wine Scholar, para todos que gostam de desafios e curtem novos conhecimentos. Percebo, como professor da escola, uma mescla de alunos que estão buscando formação profissional e outros que estão lá por hobby e crescimento pessoal.

O Brasil é um país onde a cultura do vinho ainda é um embrião, aliás, ainda o tratamos somente como bebida e nada mais. Aos poucos estamos descobrindo toda essa teia de conhecimento, cultura e de como podemos mergulhar fundo em diversas áreas aprendendo sobre o assunto. E o melhor de tudo: temos isso aqui mesmo na nossa cidade.


Sobre o autor

Eduardo Machado Araujo

Certified Sommelier - Court of Master Sommeliers


Ver outros artigos escritos?